sábado, 31 de janeiro de 2009

A Conquista de Jericó - Subsídios para Lição 5

Três práticas para enfrentar as muralhas
Rodolfo Garcia Montosa
Publicado em 29.01.2009


Jericó tinha uma localização privilegiada, tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 2,5 m de espessura e 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto!

Este episódio nos faz refletir sobre três práticas que levaram à queda dos muros:

A prática do ouvir

O Senhor falou com Josué (6.2-4) dando-lhe claras instruções sobre o que fazer. Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Josué 5.6). Esta geração comandada por Josué era diferente. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.

Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas e ministérios temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala. Muitos são seus ensinamentos sobre as várias áreas da vida que precisam ser ouvidos e seguidos. Orientações sobre a vida em família, finanças, saúde, relacionamentos, etc.

Além dos assuntos gerais, o Senhor fala para questões específicas de nossas vidas, através do testemunho interior, por meio de pessoas e, principalmente, através do testemunho de Cristo (Hebreus 1.1-2). Maridos ouçam suas esposas, e vice-versa; filhos ouçam seus pais; pastores ouçam o povo. Quem não tem disposição para ouvir ficará para fora das promessas de Deus. Jesus disse inúmeras vezes "quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

A prática do esperar

Josué orientou ao povo que não desse o brado de guerra, não levantasse a voz, até o dia em que lhe ordenaria (Josué 6.10). Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo.

Precisamos aprender a esperar com confiança, sem ansiedade. Deus está no controle absoluto de nossas vidas. Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase: "não andeis ansiosos de coisa alguma."

A prática do avançar

Finalmente, no sétimo dia, as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20). De maneira muito consciente e madura, avançaram dentro dos limites estabelecidos e, como haviam prometido, pouparam Raabe e toda a sua família reunida. Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.

Assim também em nossas vidas e ministérios existe o preciso momento de avançar. Aqui não é hora de ouvir, de esperar, de questionar. Quando as barreiras caem, portas são abertas, pontes construídas, ou conexões estabelecidas, simplesmente avance. Afinal, Jesus estabeleceu que: "as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja."

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fotos do encontro de Líderes

Setor A Norte reúne lideranças para traçar planos e metas


Sob a coordenação do Pastor Superintendente Besaleel Ferreira de Assunção, as lideranças da Assembléia de Deus do Setor “A” Norte se reuniram, no último domingo (25.01), para traçar planos e metas que envolvam as suas congregações e sub-congregações.
O encontro foi realizado com pleno êxito e, ao final, foi deflagrada campanha visando arrecadar R$ 30 mil para aquisição de terrenos para ampliação e construção de novos templos.
A reunião começou às 9 horas com apresentação de palestra do Pastor americano Rick Warren, que falou sobre a necessidade de uma maior inserção da Igreja na vida da comunidade através de ações sociais. Em seguida, Pastor Besaleel fez explanação sobre a afirmação do Profeta Ezequiel de que Deus está em busca de um homem para tapar a brecha do muro.
Os irmãos participaram de 11 oficinas tratando sobre os mais variados temas, como evangelização, Escola Bíblica Dominical, comunicação, ações sociais e maior participação de membros e congregados nos cultos.
As lideranças escolheram ainda o tema “Uma Igreja gerando vidas”, com o objetivo de atrair irmãos e pessoas amigas para a Igreja.
O encontro terminou por volta das 17 horas, quando o Pastor Besaleel, mais uma vez, conclamou a todos para que se integrem nas atividades desenvolvidas pela Igreja, a fim de contribuir com a expansão do Reino de Deus.
O Pastor Francisco Carvalho, da Congregação do Promorar, e o Presbítero Luiz Marinho prestigiaram a reunião, que contou com a participação do co-superintendente do Setor “A” Norte, Ev. Wilson Soares, e supervisores das congregações da área.

Repórter: J. Barros

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

LIÇÕES ESPIRITUAIS DO PÓS-JORDÃO - Sbsídios para Lições da EBD


LIÇÕES DOS MEMORIAIS NA BÍBLIA

1 Co 10.11“Estas coisas lhes sobrevieram como exemplo e foram escritas para advertência nossa.

Os israelitas atravessaram o jordão no momento em que o mesmo transbordava sobre todas as ribanceira (Js 3.15). Estima-se a sua largura em torno de 27 a 30 metros, tendo de 1 a 4 metros de profundidade. Milagrosamente o rio foi bloqueado em Adamã e refletiu 19 km até Sartã.
A travessia foi o resultado da fé em ação. Josué como líder confiava em Deus e inspirou fé ao povo que respondeu com confiança. Nosso Deus é Deus de milagres, não importa os obstáculos, se Ele estiver no comando resolve tudo.
Esse milagre foi cumprido a fim de fortalecer a fé do povo que ainda enfrentaria outros obstáculos e veria coisas maiores vindas de Deus durante o processo de estabelecer suas posições na terra prometida.
O PROPÓSITO DE UM MEMORIAL
Como seres racionais temos memória, porém algumas pessoas sofrem de esquecimento de vez em quando, especialmente se são muito ocupadas. A distraçao é também um processo natural do envelhecimento. A ingratidão é, ordinariamente esquecimento e muitos esquecem que foram abençoados e ajudados por um amigo, familiares e por Deus. Paulo se refere a eles quando escreve a Timóteo na sua segunda carta capítulo 3 versículos 1- 5. Fujamos desles!
Maurice Halbwachs (1968), em sua análise da memória coletiva, enfatiza a força dos diferentes pontos de referência que estruturam nossa memória e que a inserem na memória da coletividade a que pertencemos. Entre eles incluem-se evidentemente os monumentos, o patrimônio arquitetônico e seu estilo, que nos acompanham por toda a nossa vida, as paisagens, as datas e personagens históricas de cuja importância somos incessantemente relembrados, as tradições e costumes, certas regras de interação, o folclore e a música, e, por que não, as tradições culinárias.
Entendemos portanto que se tornou necessário Deus ordenar memoriais para que o homem compreendesse a importância do que Ele nos faz e ordena, pois quando esquecemos alguma coisa, exceto se houver algum problema no celebro, é uma indicação de aquilo não tinha muita importância.
"Basta o esquecimento de uma única circunstância para nos levar ao erro." (Jaime Balmes)

1) O MEMORIAL DE PEDRAS – Josué 4. 1 – 9
Para Lawrence O. Richards (2005) o zikkaron "memorial" ou lembrança é um dos mais poderosos conceitos do Antigo Testamento. Ele é aplicado a esse monte de pedras, mas também à própia páscoa. Assim um memorial é qualquer item simbólico, ou evento, intencionados a ajudar o povo de Deus a identificar-se com uma obra Sua em seu favor.
O povo deveria lembrar para sempre daquele a quem se dedicara, deveria sempre honrar a quem devia sua libertação, para isto Deus ordenou o levantamento dês memorial.
Estas doze pedras também serviriam como um auxílio para o ensino de gerações futuras. Aprendemos aqui que Deus através de nossa memória ativa nossos corações para amar e honrar seu nome por causa de sua misericórdia para conosco

2) O ARCO DE DEUS – Gênesis 9.13
Deus estabelece um concerto com Noé e as gerações futuras de que um dilúvio universal não aconteceria. A ênfase deste concerto é a misericórdia e não na punição. Deus sempre punirá a desobediência.

3) A COLUNA DE JACÓ – Gn 28.18
Jacó levantou a pedra onde dormiu colocando-a como coluna para testemunhar seu encontro com Deus e como marco de um novo tempo, nova vida.
Jesus a pedra angular que marca nossa nova vida (At 4.11; 1 Pd 1.6,7, Ef 2.20) nos dá segurança pois somos edificados Nele como casa espiritual.

4) A PEDRA DO TESTEMUNHO – Gn 31.44-49
Jacó chega a comunidade de Harã cheio de energia e vigor por causa do encontro com Deus. Ele encontra os pastores de Labão que estavam reunidos perto de um poço que tinha uma grande pedra tapando o mesmo. Quando ele viu Raquel encheu-se de força e retirou a pedra do poço e deu água para as ovelhas da moça e ainda a beijou. Raquel ficou emocionada e surpresa correu para casa com a notícia da chegada do jovem parente que foi recebido de forma afetuosa por seu pai Labão.
Jacó casou-se com as duas filhas de Labão, pois mesmo tendo amado a Raquel e trabalhado sete anos por ela foi enganado por ele dando Leia para ser esposa de Jacó. Jacó com fúria repreendeu seu sogro pelo logro que se desculpou por ser ilegal casar a filha mais nova enquanto a mais velha fosse solteira. Labão deu a oportunidade pra Jacó casar com Raquel se ele trabalhasse mais sete anos. Um bom negócio pra Labão, casou as filhas e ainda teve quatorse anos de trabalho especializado de graça.
A partir daí se desenvolveu uma história de engano entre Labão e Jacó um querendo suplantar o outro, competição também entre suas mulheres, Leia teve 6 filhos e Raquel logo levantou um forte sentimento de inveja e exigia do marido um filho, com isso a família enfrentou enganos, barganhas e todo tipo de enrolação.Infelizmente muitos lares vivem essa situação!
Jacó por outro lado cuidava em enganar também a Labão que prosperou e deu ocasião pra seus cunhados duvidarem de sua honestidade. Isso o levou a combinar com suas mulheres voltar para a terra de seus pais. Eles aproveitaram o fato de Labão ter ido tosquiar as ovelhas que estavam em lugares distantes e fugiram, sendo que Raquel levou escondido os ídolos que eram equivalentes a título de propriedade de Labão.
Labão reuniu seus parentes e foi em perseguição de Jacó e Deus o adverte em sonho para não tratar Jacó nem bem nem mal. Deus estava dizendo que tem muitas maneiras de ajudar os que lhe pertencem.
Houve então um encontro entre os dois cheio de emoções, ardis, ironia e suspense.Um atacava o outro.
Finalmente o sogro resolveu a esquecer as sutilezas a favor de um concerto (v 44) Labão tomou a iniciativa e propôs uma aliança, Jacó esperto não perdeu tempo, não protelou, “então tomou uma pedra e a erigiu por coluna” (Gn 31.45). Fizeram um montão de pedras sobre o qual comeram uma refeição e fizeram os votos da aliança ali.
O lugar foi chamado de Jegar-Saaduta e Galeede “o montão do testemunho”. E também Mispa – “torre de vigia, lugar de observação.” A lição que aprendemos aqui é que devemos em nossos relacionamentos, entender nossas limitações (até onde posso ir) e de nossos semelhantes.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

WASHINGTON - A cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, começou no início da tarde desta terça-feira, em Washington, com a apresentação do coral de meninos de São Francisco e a banda dos Fuzileiros Navais. Antes do aguardado discurso de Obama, previsto para acontecer entre 14h30 e 15h (Horário de Brasília), a festa no Capitólio (sede do Congresso americano) terá ainda apresentações da cantora Aretha Franklin e dos instrumentisas Itzhak Perlman e Yo-Yo Ma, além de Gabriela Montero e Anthony McGill.

Nas suas últimas horas como presidente eleito, Obama asssistiu, de manhã, a uma cerimônia religiosa na Igreja de St. John, acompanhado pela futura primeira-dama, Michelle. Em seguida, foi para a Casa Branca, onde se encontrou com George W. Bush e sua esposa, Laura. De lá, Obama seguirá para o Capitólio, onde mais de dois milhões de pessoas devem acompanhar sua posse.

Cinco horas antes do início da posse, as saídas de estações de metrô localizadas a mais de 20 quarteirões dolocal da cerimônia já estavam lotadas de pessoas que caminhavam ainda no escuro em direção ao Mall - parque anexo ao Capitólio, onde foram instalados diversões telões para o público, que ficará a até três quilômetros de distância do presidente.

Apesar do frio, alguns preferiram acampar para ser os primeiros a passar pelo esquema de segurança montado para controlar quem vai acompanhar a posse. A temperatura no fim da manhã era de 6 graus abaixo de 0 e a máxima ao longo do dia deve ser de apenas 2 graus negativos.

Multidão se concentra para assistir à cerimônia de posse de Obama - Reuters

Algumas pessoas teriam procurado o serviço de emergência temendo estar com hipotermia, mas de acordo com a polícia não houve qualquer incidente grave durante a manhã. Foram registrados atrasos na abertura dos portões da área restrita a pessoas com convites e os acessos ao local ficaram congestionados.

Autoridades fizeram mudanças de última hora nas ruas que foram fechadas ao tráfego e transferiram acessos ao centro da cidade. O congestionamento fez com que muitos ônibus parassem antes do ponto final para que os passageiros descessem e seguissem a pé para o Mall. No início da cerimônia, uma multidão lotava o local, pronta para a festa.

Saiba como será o restante do dia da posse:

1 - Posse

Entre 11h30m e 12h (14h30m e 15h de Brasília) - o juramento ocorre nas escadas do Capitólio diante 240 mil pessoas. O tema do discurso de posse será "um novo nascimento da liberdade", inspirado nos 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln. Em seu discurso de posse, segundo seus assessores, o presidente recorrerá ao tema central da responsabilidade, tanto individual como do Governo e das empresas.

Após o almoço, haverá um almoço oficial para Obama, Biden, representantes do Congresso, autoridades e convidados no Capitólio. Obama então se despedirá de Bush.

2 - A parada:

14h30m (17h30m de Brasília) - tradicionalmente começa no mesmo horário. Numa Limousine Cadillac, o presidente deixará o Congresso e percorrerá 2,7 quilômetros até o número 1.600 da Avenida Pensilvânia, a Casa Branca. Participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários. Estima-se que entre 300 mil e 350 mil pessoas acompanharão o desfile.

Segundo seu assessor político, David Axelrod, nesse mesmo dia Obama se reunirá com os principais comandantes militares para lhes pedir um plano de retirada do Iraque e prometerá o envio de mais tropas ao Afeganistão.

Ao longo da primeira semana, Obama também planeja emitir uma ordem executiva que abra o processo para fechar a prisão da base militar de Guantánamo, segundo seu porta-voz, Robert Gibbs.
Fonte: http://oglobo.globo.com