sábado, 28 de março de 2009

A Despedida de Um Líder - Subsídios para a Lição Bíblica



A Despedida de um Líder – Uma reflexão

Quando chegamos ao final de mais um trimestre da EBD, finalizamos com o discurso de despedida do fiel líder, que testemunha sobre a fidelidade de Deus advertindo o povo para o perigo em abandona-lo. Quero aproveitar esta lição para fazer uma reflexão sobre despedida de um líder, ou como em nosso meio chamamos jubilação de pastores. Espero poder contribuir para um aprofundamento por parte dos pastores, bem como dos membros em geral.

I – COMO SE FORMA UM LÍDER
Liderança é uma vida inteira de lições que aprendemos , acumulamos e desenvolvemos seguindo padrões e modelos que Deus usa para fortalecer líderes para lideranças específicas. Durante toda nossa vida é desenvolvido um conjunto de dons incluindo: Habilidades naturais; dons espirituais e habilidades adquiridas.
Estes dons são desenvolvidos por meio de pessoas, eventos e circunstancias para moldar o líder, levando-o ao crescimento da vida interior e à maturidade sendo uma referencia para a formação de outros líderes (Hb 13. 7, 8). È necessário o líder entender que um dia tem que passar a liderança para outros a fim de que a obra de Deus continue em sua marcha até a volta de Jesus.
Ao estudarmos a vida de Josué podemos notar que ele passou por diversas etapas sempre ao lado de Moisés deixando para nós exemplos para serem seguidos. Ele recomendou aos seus seguidores para guardarem com diligencia o mandamento que Moisés, servo do Senhor, mandou.

II – CARACTERISTICAS DE UM LÍDER:
Fiel – Ex 17.9,10
Servidor – Ex 24.13; Nm 11.28
Amigo presente – Ex 33.11
Corajoso, confiante – Nm 14. 6-9
Escolhido por Deus – Nm 27.18-23; Dt 31.3
Cheio de sabedoria – Dt 34.9

III – A DESPEDIDA DE UM LÍDER
Não quero aqui me referir à despedidas constantes que líderes – obreiros fazem, transferindo-se para outros campos, congregações e sim na despedida final, o pôr do sol, celebração onde o fruto do ministério e do crescimento de uma vida inteira culmina em reconhecimento e influencia.
O salmista canta esta celebração no Sl 16.6 – “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” – demonstrando que o final do ministério deve ser de jubilação, onde o líder poderá repassar como testemunho da fidelidade de Deus aos seus chamados.
Infelizmente nem todos terminam bem. Alguns porque não foram fiéis como Josué, outros não souberam construir sobre o fundamento – veja 1 Co 3.10-15:
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo

Outros sofrem pela desorganização das instituições, que como humanas são imperfeitas e não se estruturam, na maioria delas para que seus líderes tenham uma despedida de júbilo e os próprios líderes não se preparam para este momento.
Sou pastor há vinte e cinco anos, filho de pastor pioneiro que dedicou mais de cinqüenta anos da vida ao ministério. Tenho presenciado algumas “jubilações” que a meu ver são “humilhações” desprovidas de qualquer celebração e muitos entram em depressão.
Conclamo aos meus colegas pastores, lideranças e igreja em geral para refletirmos sobre este assunto.

ALGUMAS SUGESTÕES PARA UMA BOA DESPEDIDA:

1 – Priorize sua família
Js 24.15 “...porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Muitos obreiros se preocupam demais com as coisas da igreja e esquece de cuidar de sua família, preparar os filhos dando-lhes estrutura espiritual e material. Quem tem a responsabilidade de edificar a igreja é o próprio Senhor Jesus, conforme mateus capítulo 16 versículo 18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Jesus é o próprio fundamento (1Co 3.11) e tem edificado a igreja usando homens que se colocam em suas mãos. Somos servos.
Quanto à nossa família a bíblia nos exorta a amar nossas esposas assim como Cristo amou a igreja – Ef 5.25 -28.

2 – Uma consciência pura
Cumprindo nossas responsabilidades com integridade para que não tenhamos nenhum tipo de rancor, ressentimentos, problemas mau resolvidos, promessas não cumpridas para não ter do que se envergonhar.
Veja alguns textos:
At 23.1 E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.
At 24 16 E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
2 Co 1.12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.

3 – Faça amigos
Devemos valorize as pessoas e cultivar forte relacionamento de amizade para que ao chegarmos ao fim encontremos amigos para os quais fomos bênçãos. Jesus nos deu lição desse relacionamento em João 15. 13 -15 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Jesus formou uma equipe de amigos que depois da sua ascensão puderam suportar juntos as perseguições por causa do evangelho.
Somos orientados na bíblia a sermos irmãos amigos, com uma só fé e uma única esperança. Que lamentável é vermos pastores se digladiando em disputas, discórdias e apatias vivendo totalmente isolado em seus guetos.
Veja a orientação de Pedro:
1 Pd 3.8 - Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, (Edição Revista e Atualizada no Brasil)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Prefeitura embarga igrejas por excesso de barulho

Publicado em 13.03.2009
O excesso de barulho causado por igrejas da Assembléia de Deus, em Santos, fez com que a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) emitisse quatro autos de embargo desde o ano passado a templos espalhados pela Cidade. Dois foram emitidos no ano passado, e ainda estão em vigor, e outros dois são deste ano.

As igrejas embargadas ficam nas avenidas Manoel Nascimento Júnior, nº 88, Rua Padre Leopoldo Bretano, nº 606 (Bom Retiro), Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 529 (todas na Zona Noroeste) e Rua Alfaia Rodrigues, nº 575 (Aparecida).

Segundo a Assembléia de Deus, a igreja da Rua Leopoldo Bretano foi transferida para outro local. A da Nossa Senhora de Fátima está fazendo adaptações físicas e de documentação. Já as igrejas da Rua Alfaia Rodrigues e da Rua Manoel Nascimento Júnior precisam passar por reforma.

Igrejas católicas

Além dos autos de embargo a igrejas da Assembléia de Deus na Cidade, a Prefeitura emitiu, no dia 19 de fevereiro, na edição do Diário Oficial, 28 intimações a igrejas católicas pedindo a apresentação de laudos de vistoria técnica. As intimações foram feitas um mês após a tragédia ocorrida no templo da Igreja Renascer, na Zona Sul de São Paulo, quando o teto da igreja desabou e nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Segundo a Sefin, todas as igrejas foram notificadas e estão providenciando os documentos necessários.
FONTE: A Tribuna Online 12/03/2009
http://www.institutojetro.com.br/lendoarquivodenoticias.asp?t=&a=1472

sábado, 14 de março de 2009

AS CIDADES DE REFÚGIO - subsídios para Lições Bíblicas

AS CIDADES DE REFÚGIO

Seguindo a orientação de Deus Moisés havia designado três cidades de refúgio no oriente do Jordão: Bezer, no território de Rúben; Ramote de Gileade, no território de Gade; e Golã no território de Manasses, (Dt 4.41-43). Logo após as conquista de Josué, os israelitas designaram as outras três cidades a oeste do jordão: Quedes, no território de Naftali; Siquém, em Efraim; e Hebrom nas montanhas de Judá (Js20.7). As cidades foram dispostas de forma a facilitar o acesso elas pessoas que necessitassem de se refugiar nelas, as entradas eram desimpedidas de forma que o homicida tivesse toda oportunidade possível.
As cidades foram estabelecidas com o propósito especial de refugiar aqueles que acidentalmente cometiam homicídio, a fim de escaparem do vingador. Naquelas cidades o fugitiva era julgado pela corte civil dos hebreus que se reuniam à porta de cidade, o acusado justificava seu pedido de proteção, provando que não teve intenção de matar. Se a decisão fosse que ele era réu de homicídio culposo, sem ter premeditado matar, deveria permanecer na cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote, podendo então retornar à sua cidade.
Ao providenciar esses retiros, Deus demonstrou sua compassiva compreensão da fragilidade do homem, demonstrando que o inocente seja protegido e que a justiça é uma característica de sua personalidade. Por outro lado ao compararmos as cidades de refúgio com Jesus Cristo, precisamos fazer uma diferença: Cristo é mais que uma cidade de refúgio, Ele é um refúgio para os culpados que se abrigam nEle recebendo a redenção completa de seus pecados, tornando-os justificados (Rm 8.1). Cristo é a nossa morada espiritual, e como ele não morrerá jamais, habitaremos para sempre nEle.

ABRIGUEMO-NOS NELE
Nele estamos abrigados da fúria de satanás, vencemos as provações em feliz comunhão com Ele. Ele é o verdadeiro refúgio.
A história de Davi nos ensina algumas lições de esconderijo. Ele se escondeu de Saul durante 5 anos para não ser apanhado pelo seu exercito que estava sequioso por ele (Sl 59.3), porém ele sempre estava mudando de esconderijos. Vejamos alguns lugares onde ele se escondeu:
NO CAMPO – 1 Sm 20.24 Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a lua nova, assentou-se o rei para comer pão. O campo é um lugar inseguro pra se esconder. Muitos pretensos cristãos estão escondidos em seus próprios conceitos, próprias obras, sentimentos e realizações. Nossa segurança está em ficar totalmente em Jesus.
NA CAVERNA DE ADULÃO - 1 Sm 22.1 “Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. É o tipo de um esconderijo transitório – são como os que confiam nos credos religiosos e filosóficos, “cercam-se de mestres segundo suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.” Quantos à estes jesus advertiu em Mt 7. 22,23 - “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” É como que constroe sua casa sobre a areia (Mt6.26,27
NA ROCHA – 2 Sm 22.2,3 “Disse, pois: O SENHOR {é} o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.Deus {é} o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo, e a {Heb. o chifre} força de minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste.” Esconderijo seguro e permanente. São os que confiam em Jesus.
Não há outro esconderijo onde podemos nos abrigar. At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Você que está fora de Cristo, a tempestade está chegando, abriga-te nele. Ele é um lugar espaçoso, ainda há lugar! Há um hino na Harpa Cristã (nº 369) cuja letra fala desse esconderijo:

Sob as asas de Deus, descansado;
Inda que é noite confiando estou;
Sob suas asas me acho abrigado,
Fui redimido de Cristo eu sou.

Descansarei, descansarei,
Sob suas asas preciosas!
Descansarei, e não temerei.
Sob asas tão poderosas!

Sob suas asas refugio eu tenho,
Meu coração pode, então, descansar;
E se aflito, a Cristo eu venho,
Perfeito gozo vou nEle encontrar.

Sob suas asas, promessa preciosa!
Cristo me livra, me pode guardar;
Bem protegido, nas asas gloriosas.
Paz e alegria eu posso achar

quarta-feira, 4 de março de 2009

Uma herança conquistada pela fé - Subsídios para lição bíblica

UMA HERANÇA CONQUISTADA PELA FÉ
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” (Hb 10. 23)

A ameaça atual do diabo contra a igreja vai além da torrente de imundície sendo lançada sobre a terra. Vai além do materialismo, dos vícios ou de intensas seduções. A nossa guerra é a guerra da fé. Quanto mais você dispõe o seu coração para buscar Jesus, mais tremendos se tornam os ataques de Satanás contra a sua fé. O apóstolo Judas nos adverte: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3). Sim a batalha toda gira em torno da fé.
Precisamos ter cuidado pra manter a fé viva, pois o inimigo procura por todas as maneiras destruir a nossa fé pra perdemos nossa herança: a salvação em Jesus. O apóstolo Pedro nos recomenda: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pd 5.8). Ainda somos advertidos pelo apóstolo Paulo que o distanciamento da fé e da confiança em Jesus é apostasia e um sinal da sua vinda: “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e {pela} nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque {não será assim} sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,” (2 Ts 2.1-3).

I – O RESULTADO DA FÉ
Josué e Calebe além de crerem na promessa do Senhor, ainda encorajaram Israel a entrar na terra de Canaã, dando-lhe um relatório de fé. Infelizmente há muitos que só sabem falar do negativo e do medo, fazendo com que seus ouvintes e admiradores enxerguem as circunstâncias mais difíceis do que realmente são desviando os olhos de Deus e focando nos problemas. Seja como Josué e Calebe! Vejamos os resultados de uma vida de fé:
1) Ousadia
“no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Ef 3.12)
Calebe que havia espiado Canaã com Josué há 45 anos antes, agora já com 85 anos, mantinha a mesma fé de conquista – Aleluia! Ele reivindica Hebron, uma terra fértil, mas solidamente fortificada colina ocupada pelos anaquins (gigantes). Ele sabia que ia conquistá-la e ainda motivou a Israel para triunfar sobre os cananeus. O tempo passou mas não mudou a fé do velho guerreiro. O salmista diz no salmo 92.14: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes,”. Zacarias 8:12 profetiza: “Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.” Precisamos de ousadia para:
· Pregar a palavra - Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus. (At 4.13); Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra (at 4.29)
· Para orar - E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (At 4.31)
· Para engrandecer a Cristo - segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. (Fp 1.20).

2) Acesso - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, (Hb 10:19)
Pela fé temos acesso a Deus e suas bênçãos. João 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
3) Confiança
– Hb 11.6 “Ora, sem fé {é} impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”