sábado, 25 de abril de 2009

Despenseiros dos Misterios de Deus - Subsidios para lição biblica

Despenseiros dos Mistérios de Deus

Paulo chama atenção dos líderes da igreja para que se lembrem de que as suas ações sejam compatíveis com suas funções. Administradores encarregados da despensa de Deus de onde reparte os mistérios de Deus aos homens.

Paulo nos ensina que como líderes devemos servir aos outros sendo fiéis as coisas sagradas a nós confiadas, inclusive no manejo da Palavra (2 Tm 3.15), fonte dos mistérios de Deus. Através dela os despenseiros equipam pessoas com doutrina, repreensão, correção e instrução para que sejam habilitados para toda a boa obra.

Já naquela época existiam os mercadores da palavra de Deus (2 Co 2.17), que eram como mau cheiro, mau exemplo, que faziam negócios com a palavra de Deus. Como despenseiros precisamos revelar aos nossos ouvintes “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que agora foi manifesto aos santos” (Cl 1.26).

O termo mistério na bíblia.

No novo testamento a palavra mistério denota aquilo que estando fora do âmbito da apreensão natural sem auxílio, só pode ser conhecido pela revelação divina e é conhecido do modo e no tempo designados por Deus e só por aqueles que são iluminados pelo seu espírito.

Mistérios de Deus

1 - A verdade espiritual em geral, conforme é revelada no evangelho (1 Co 13.2). O conhecimento humano é adquirido através de leituras, pesquisas etc. A verdade espiritual é revelada pelo espírito (Jo 16.13).

2 - Jesus, que é o próprio Deus, revelou-se sob as condições humanas (Cl 2.2;4.3).
3 - A Igreja, que é o corpo de Cristo, ou seja, a união dos reunidos com Deus em Cristo (Ef 5.32).
4 - O arrebatamento da Igreja para a presença de Jesus.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Por que namorar? - falando com os jovens

O que você pensa sobre o namoro? Com que idade deve-se começar a namorar? O namoro pode ser definido como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. É tempo de preparação para o casamento onde os jovens têm oportunidades de desenvolver amizades e descobrir o máximo um do outro: personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos.
Há muita emoção no namoro, mas isso não deve ser somente o motivo para os dois estarem juntos, deve ser levado a sério e equilibrado com o amor para não deixar a paixão inflamar e levar a conseqüências desagradáveis. A paixão cega e não deixa que os jovens observem os defeitos um do outro e muitas vezes, quando percebem já é tarde demais. Muitas pessoas levam seqüelas pelo resto da vida por não manterem equilíbrio no tempo de namoro dando muita ênfase às carícias e ao prazer carnal do namoro.
O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo: o casamento. Veja algumas dicas importantes para o comportamento do namoro entre cristãos:

Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não crê em Deus pode resultar em um casamento equivocado.
Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si amor e um compromisso permanente, casados.
Promova o diálogo e a comunicação:
conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DEBATE MELODIA

Amigo Pastor,

Nesta Quinta-feira, dia 16/04, às 11h da manhã (horário de Brasília), não perca o DEBATE na Rádio Melodia 97,3 RJ. Pr. Samuel Câmara x Pr. José Wellington
É a única oportunidade para compararmos qual dos dois candidados tem as melhores propostas para a CGADB.

Divulgue!!

Quem preferir ou morar fora do RJ pode ouvir pelo site
http://www.melodia.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Superioridade da Mensagem da Cruz - Subsídios para Lção 2

Superioridade da Mensagem da Cruz - Subsídios para Lção 2

Ao escrever aos Corintios paulo tinha em mente apontar uma direção sábia para transformar o caráter de alguns membros que haviam corrompido a igreja cometendo imoralidades e divisão. No capítulo 2 Paulo mostra que a essencia do evangelho não está na sabedoria humana e sim na superioridade da sabedoria de Deus revelando a mensagem da cruz de Cristo que pode mudar o caráter dos ouvintes.
Paulo não quis para a glória que só cabe a Deus. Infelizmente muitos líderes gostam dos refletors e das multidões, anulando assim o poder de Deus. Há muitos pregadores que pensam que são os maiores e os melhores e acham que a salvação de vidas dependem de sua retórica, inclusive cobram cachês bem alto para fazerem suas apresentações. Da mesma forma muitos cristãos dão mais importância ao mensageiro do que a mensagem, não considerando se o conteúdo do sermão nos chama à trasnformação. Esse era o contexto da igreja de Corintios, a cultura helenista, que dava mais importância a habilidade de discursar do que o conteudo do discurso.
Para C. H. Spurgeon (lições aos meus alunos, 1990, p. 13 e 14) "dependemos inteiramente do Espírito de Deus para produzir efeitos concretos decorrente do evangelho, o que deve sempre constituir nosso objetivo. Visem à correta espécie de efeito: inspirar os crentes para coisas mais nobres; levá-los para mais perto do seu Senhor; fortalecer os que vacilam até que se livrem dos seus temores; levar os pecadores ao arrependimento e ao exercício da fé incondicional dem Cristo. Sem que se sigam estes sinais, para que servem nossos sermões?" Portanto para que nossos púlpitos e salas de aula estejam a serviço da verdade, precisamos buscar do Espírito Santo orientação e dependência.
A SUPERIORIDADE DA PALAVRA
O pregador ao entregar a mensagem precisa reconhecer a autoridade divina, isto é, ter certeza que a mensagem vem de Deus e depender da autoridade absoluta de Deus sobre sua vida. O apostolo Paulo encorajou Timóteo a continuar a obedecer o que tinha aprendido (2 Tm 3.15). O cuidado de Paulo para com Timóteo deve ser também para nós nesta geração, pois se descuidarmos no cumprimento das ordens divinas a nossa salvação ficará comprometida. Ao falar ao seus discípulos, Jesus os advertiu assim: "se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15.10) e o apóstolo Tiago nos exorta a sermos praticantes da palavra e não somente ouvintes. (Tg 1.22) e continua dizendo no versículo 25 que esse será bem-aventurado no que realizar (Tg 1.25). Vejamos a utilidade da palavra de Deus conforme 2 Tm 3.16:

  • Ensino - Jesus enfatizou o ensino na grande comissão (Mt 28.20). Durante o ministério de Paulo ele não mediu esforços para ensinar aos crentes todo o desígnio de Deus (At 20.27). Ele promovia as implicações do evangelho num viver santo da igreja (Cl 1.28). Ensinar não é apenas comunicar fatos, informar, mas provocar mudanças de comportamento.
  • Repreensão - (gr. elegmon - convencimento, convicção) - Esse convencimento se dá pela aplicação da palavra de Deus pelo Espírito Santo (Jo 16.8).
  • Correção - isto é, restaurar uma realidade perdida. A bíblia nos mostra sempre o caminho de volta ao primeiro amor, ela tem poder para mudar nossas atitudes, nossos hábitos que nos leva a acomodações. Precisamos corrigir alguns hábitos que vagarosamente entram em nossas igrejas que corre o perigo de se tornarem apenas agregações religiosas, mas não o corpo de Cristo. Paulo adverte: "irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura, e guarda-te para que não seja também tentado" (Gl 6.1)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Falecimento - Pr Israel Sodré
.:: CIEADEP ::. - 07 de April de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Corinto - Uma Igreja Fervorosa, Mas Não Espiritual - Subsídios para a 1ª Lição


Os membros da igreja de Corinto se consideravam espirituais, generosos quanto ao dinheiro, assíduos às reuniões da igreja e tinham a operação de todos os dons, contudo eram carnais.

Se tornaram briguentos e facciosos deixando-se levar pelas mentes carnais tendenciosas e egoistas. Tornaram-se tão insensíveis à revelação espiritual, que não podiam ser alimentados com alimentos sólidos, tinham que ingerir leite espiritual.


O QUE É CARNALIDADE? Quando o homem aceita a Jesus como salvador de sua vida é instruído pelo Espírito Santo e passa a ter a mente de Cristo. Quando o mesmo deixa de dá ouvidos ao Espírito Santo e permite que sua mente o leve a fazer sua própria vontade, o resultado é o pensamento carnal que é "inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar" (Rm8.7).


Rchards (2008, p. 328) afirma que as coisas mundanas não são apenas aquelas que os cristãos não devem fazer, tais como fumar, beber etc. e sim que estão relacionadas ao agir com a mente humana movidos pelos impulsos egoistas, resultado da natureza decaida. De fato a carnalidade é todo o procedimente onde não tem o controle do Espírito Santo.
A carnalidade levou a igreja de Corinto a enfrentar sérios problemas dentre os quais destacamos:
  1. Divisão - a igreja ficou cindida em facções hostis fazendo com que seus membros desenvolvessem ciúmes e contentas. Tiago diz que "...onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins." (tg 3.16) Ele diz também que estas coisas vem dos prazeres da nossa carne (Tg 4.1)
  2. Imoralidade - um dos membros da igreja cometeu imoralidade intolerável pela própria sociedade pagã da cidade, no entanto a igreja não corrigiu o tal.
  3. Falta de justiça - os membros se tornaram incapazes de resolverem suas disputas internas e arrastavam uns aos outros aos tribunais dos pagãos em lugar de resolverem no espírito do amor cristão. Etc...

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1 – Ao ser informado dos muitos e graves problemas dos crentes de Corinto, Paulo escreveu-lhes uma carta com os seguintes propósitos:

( ) Envergonha-los, exorta-los e apoiar o grupo que o defendia.
( ) Apresentar o modo da salvação, combater os falsos ensinos e dá relatórios das viagens;
( ) Doutrinar sobre o arrebatamento da igreja, se solidarizar com os diversos grupos e explicar o relacionamento entre judeus e gentios;
( ) Exorta-los a mudar de conduta, doutrinar acerca da vida cristã integral e explanar a doutrina da ressurreição de Cristo
.
2 – Em relação às características ímpias de Corinto, assinale V para verdadeiro e F para falso, após marque a seqüência correta:

( ) Uma cidade como as demais
( ) Uma cidade afundada no pecado
( ) Prostituição cultural com um templo dedicado a Afrodite
( ) Todos os seus habitantes eram santos

V, V, V, F
F, V, V, V
F, V, V, F
F, F, V, V

3 – Analise as afirmações a seguir:
I. O exercício dos dons tem a ver com o que fazemos para Deus;
II. O caráter cristão tem a ver com o que somos para ele.
Analisando as afirmações I e II conclui-se que:

( ) As duas afirmações são falsas;
( ) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa;
( ) As duas afirmações são verdadeiras e explicam a relação entre dom e caráter
( ) A primeira afirmação é falsa e não tem relação com a segunda

4 – As virtudes da igreja de Corinto são relatadas logo no início da epístola, que são entre outras:

( ) Não tinha nenhum crente santificado em Cristo, não melhoravam ao serem ensinados;
( ) Muitos crentes santificados em Cristo e melhoravam à medida que Paulo os ministrava;
( ) Tinha todos os dons e não tinha divisão;
( ) Não pertenciam a Cristo por causa de suas fraquezas, defeitos, falhas e pecados.

5 – Faça um texto dissertativo no qual você responda à seguinte questão: Como ser cristão em meio a um povo ímpio?