quarta-feira, 26 de maio de 2010

Correndo a corrida da fé (parte 1)

HB 12.1 e 2
Ao estudarmos sobre a corrida da fé precisamos observar a ênfase em ser firme em nossa fé que é dada pela bíblia, principalmente na carta aos hebreus:
1) ALERTA CONTRA O DESENVOLVIMENTO DA INCREDULIDADE: Hb 3. 12-15 - 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
2) A NECESSIDADE DE UMA FÉ QUE RESISTE
: Hb 6.11-12; 10.36-39 11 Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; 12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.10. 36-39: 36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. 37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Esta ênfase está baseada no testemunho dos santos do antigo testamento (Hb 12.1 “grande nuvem de testemunhas”) que pela sua vida exemplar, eles nos incentivam a correr a corrida da fé. Se quisermos seguir os passos de outros que têm sucesso na corrida da fé, há três coisas necessárias:

I - LANÇAR FORAS ALGUMAS COISAS

Assim como o corredor que procura conquistar vitória, perde peso tanto quanto possível, usa vestes adequadas para a corrida a fim de ter liberdade de movimentos, nós também temos de colocar algumas coisas de lado. Ou seja, coisas que atrasam nosso progresso espiritual tal como:

  • Orgias bebedeiras e os cuidados desta vida – Lc 21.34-36 - 34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. 35 Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
  • Maus costumes: A Raiva; A Ira; A Blasfêmia; A Linguagem Imunda - Cl 3. 8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. – 1 Pd 2.Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; Essas coisas tornam a corrida da fé difícil, senão impossível.
  • O pecado que tão de perto nos rodeia: Qualquer pecado deve ser posto de lado da nova vida a fim de atrapalhar a nossa corrida. A partir do contexto o pecado como o pecado da incredulidade, tendo em vista que a carta aos hebreus foi escrita para encorajar a fidelidade a Cristo e sua aliança. Compreendo portanto como o “pecado que tão de perto nos rodeia” como sendo o pecado da incredulidade. Temos sido advertidos contra a incredulidade (Hb 3. 12-13) 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”.
  • Quando deixamos de acreditar a corrida está perdida (Hb 10.26-31): 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
(NA PRÓXIMA POSTAGEM CONTINUAREI COM O ASSUNTO)