quinta-feira, 4 de março de 2010

COMENTÁRIO BÍBLICO

O Crente e a oração

Lc 3.21 “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”

Cristo é um exemplo para nós em todas as coisas, inclusive na oração. Nós lemos que Cristo orou ao Pai por tudo. Toda grande crise em sua vida foi precedida pela oração. Permitam-me citar algumas passagens.

Por ocasião de seu batismo Cristo estava orando. Enquanto orava, o céu se abriu (Lc 3.21), e o Espírito Santo desceu sobre ele.

Outro grande acontecimento em sua vida foi a sua Transfiguração. "Enquanto orava, a aparência do seu rosto se alterou, e suas vestes eram brancas e resplandecentes."

Antes de escolher seus apóstolos ele demorou em oração diante de Deus "E aconteceu naqueles dias que ele saiu para um monte para orar, e passou a noite em oração a Deus.” (Lc 6.12) Este é o único local onde está registrado que o Salvador passou uma noite inteira em oração.

Quando ele desceu do monte seus discípulos se reuniram em torno dele, e pregou um grande discurso conhecido como o Sermão da Montanha - o sermão mais maravilhoso que jamais foi pregada aos homens mortais. Se quisermos que os nossos sermões atinjam o coração e a consciência do povo, temos de estar muito em oração com Deus, então teremos poder com a palavra.

Outro exemplo de oração do Senhor, é a que está registrada no décimo sétimo capítulo de João. Essa é a maior oração em público registrada que Jesus fez.

Você pode lê-lo devagar e com cuidado em cerca de quatro ou cinco minutos. Acho que nós podemos aprender uma lição aqui. As orações de Nosso Mestre eram curtas quando feitas em público. Quando estava sozinho com Deus, ele poderia passar a noite inteira em comunhão com o pai.

Aqueles que mais oram em particular, em geral, fazem orações curtas em público. Longas orações são muitas vezes, falta de uma vida de oração particular com Deus, tornando-se cansativas para as pessoas que ouvem.

Vejamos alguns exemplos de orações curtas nos evangelhos:

  1. A oração do publicano era: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Lc 18.13)
  2. A mulher siro-fenícia foi menor ainda: "Senhor, ajuda-me!" Ela foi pragmática, direta ao assunto, e ela conseguiu o que queria. (Mt 15.22)
  3. A oração do ladrão na cruz foi um pedido curto: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino!" (Lc 23.42)
  4. Oração de Pedro foi: "Senhor, me salva, ou vou morrer!"
  5. A Ultima oração de Cristo na cruz foi curta“Pai, perdoa-lhes eles não sabem o que fazem”. Eu acredito que a oração foi respondida:
    • Logo ali na frente da cruz, um centurião romano foi convertido. Foi provavelmente em resposta à oração do Salvador.
    • A conversão do ladrão, creio, foi em resposta a essa oração do nosso bendito Senhor.
    • Saulo de Tarso pode ter ouvido, e as palavras o seguiram e quando ele viajou para Damasco, e o Senhor falou com ele no caminho, ele reconheceu a sua voz;
    • No dia de pentecostes, alguns dos inimigos do Senhor foram convertidos. Certamente foi em resposta à oração: "Pai, perdoa-lhes!"

Assim, se você percorrer as Escrituras, você vai achar que as orações que trouxe respostas imediatas eram geralmente breves. Sejamos práticos em nossas orações vamos direto para o ponto, apenas dizer a Deus o que queremos.