quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Maldição do Pecado - subsídios para a lição nº 6 - EBD

A Maldição do Pecado

Após a conquista de Jericó, Josué foi totalmente reconhecido como um homem que tinha a presença de Deus, "...e corria a sua fama por toda a terra." (Js 6.27). Este reconhecimento deveu-se ao fato de Josué ter dado sua vida totalmente a Deus, dando-lhe o crédito de todos os planos que executava.

O povo estava confiante e totalmente encorajada para continuar a posse da terra devido a fácil conquista de Jericó. Josué manda espiar a cidade de Ai e conforme relatório dos espias seria muito fácil sua conquista, bastava uns 2 ou 3 mil homens, ele então resolve atacá-la levando o máximo de homens recomendado - 3 mil - porém foram vergonhasamente derrotados. Josué pensou: Onde erramos? ele não entendeu o porquê disso!
Deus falou a Josué que a derrota de Israel foi motivada pela desobediencia do povo - Js 7.11 - "Israel pecou e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também, furtaram, e também mentiram e até debaixo da sua bagagem o puseram". Um homem havia tomaddo das coisas condenadas e isto afetou todo o povo.


Aprendemos aqui algumas lições sobre o efeito do pecado:
  1. O PECADO TRAZ O MEDO - "...e o coração do povo se derreteu e se tornou como água."

O povo foi humilhado e entrou em desespero. A derrota em Aí foi entendida como uma retirada da ajuda divina e isto causou pánico ao povo de Israel.

Deus nos chamou para batalharmos confiantes, sem medo e de forma zelosa (1 Pd 3.13,14), Isaias capítulo 8.13 nos ensina que devemos temer ao Senhor, pois ele será nosso santuário. É ele quem nos dá vitórias, honras e progressos, quando desebedecemos e pecamos ele se torna pedra de tropeços e muitos têm tropeçado por sairem da graça de Deus.


O crente é guiado por Deus cujas atitudes e circunstâncias estão na dependencia dele pela habitação do Espírito Santo (Rm 8.15). No momento que prevaricamos este Espírito de poder nos deixa e passamos a ser presa fácil do inimigo.