sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Superioridade da Mensagem da Cruz - Subsídios para Lção 2

Superioridade da Mensagem da Cruz - Subsídios para Lção 2

Ao escrever aos Corintios paulo tinha em mente apontar uma direção sábia para transformar o caráter de alguns membros que haviam corrompido a igreja cometendo imoralidades e divisão. No capítulo 2 Paulo mostra que a essencia do evangelho não está na sabedoria humana e sim na superioridade da sabedoria de Deus revelando a mensagem da cruz de Cristo que pode mudar o caráter dos ouvintes.
Paulo não quis para a glória que só cabe a Deus. Infelizmente muitos líderes gostam dos refletors e das multidões, anulando assim o poder de Deus. Há muitos pregadores que pensam que são os maiores e os melhores e acham que a salvação de vidas dependem de sua retórica, inclusive cobram cachês bem alto para fazerem suas apresentações. Da mesma forma muitos cristãos dão mais importância ao mensageiro do que a mensagem, não considerando se o conteúdo do sermão nos chama à trasnformação. Esse era o contexto da igreja de Corintios, a cultura helenista, que dava mais importância a habilidade de discursar do que o conteudo do discurso.
Para C. H. Spurgeon (lições aos meus alunos, 1990, p. 13 e 14) "dependemos inteiramente do Espírito de Deus para produzir efeitos concretos decorrente do evangelho, o que deve sempre constituir nosso objetivo. Visem à correta espécie de efeito: inspirar os crentes para coisas mais nobres; levá-los para mais perto do seu Senhor; fortalecer os que vacilam até que se livrem dos seus temores; levar os pecadores ao arrependimento e ao exercício da fé incondicional dem Cristo. Sem que se sigam estes sinais, para que servem nossos sermões?" Portanto para que nossos púlpitos e salas de aula estejam a serviço da verdade, precisamos buscar do Espírito Santo orientação e dependência.
A SUPERIORIDADE DA PALAVRA
O pregador ao entregar a mensagem precisa reconhecer a autoridade divina, isto é, ter certeza que a mensagem vem de Deus e depender da autoridade absoluta de Deus sobre sua vida. O apostolo Paulo encorajou Timóteo a continuar a obedecer o que tinha aprendido (2 Tm 3.15). O cuidado de Paulo para com Timóteo deve ser também para nós nesta geração, pois se descuidarmos no cumprimento das ordens divinas a nossa salvação ficará comprometida. Ao falar ao seus discípulos, Jesus os advertiu assim: "se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15.10) e o apóstolo Tiago nos exorta a sermos praticantes da palavra e não somente ouvintes. (Tg 1.22) e continua dizendo no versículo 25 que esse será bem-aventurado no que realizar (Tg 1.25). Vejamos a utilidade da palavra de Deus conforme 2 Tm 3.16:

  • Ensino - Jesus enfatizou o ensino na grande comissão (Mt 28.20). Durante o ministério de Paulo ele não mediu esforços para ensinar aos crentes todo o desígnio de Deus (At 20.27). Ele promovia as implicações do evangelho num viver santo da igreja (Cl 1.28). Ensinar não é apenas comunicar fatos, informar, mas provocar mudanças de comportamento.
  • Repreensão - (gr. elegmon - convencimento, convicção) - Esse convencimento se dá pela aplicação da palavra de Deus pelo Espírito Santo (Jo 16.8).
  • Correção - isto é, restaurar uma realidade perdida. A bíblia nos mostra sempre o caminho de volta ao primeiro amor, ela tem poder para mudar nossas atitudes, nossos hábitos que nos leva a acomodações. Precisamos corrigir alguns hábitos que vagarosamente entram em nossas igrejas que corre o perigo de se tornarem apenas agregações religiosas, mas não o corpo de Cristo. Paulo adverte: "irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura, e guarda-te para que não seja também tentado" (Gl 6.1)