sábado, 25 de abril de 2009

Despenseiros dos Misterios de Deus - Subsidios para lição biblica

Despenseiros dos Mistérios de Deus

Paulo chama atenção dos líderes da igreja para que se lembrem de que as suas ações sejam compatíveis com suas funções. Administradores encarregados da despensa de Deus de onde reparte os mistérios de Deus aos homens.

Paulo nos ensina que como líderes devemos servir aos outros sendo fiéis as coisas sagradas a nós confiadas, inclusive no manejo da Palavra (2 Tm 3.15), fonte dos mistérios de Deus. Através dela os despenseiros equipam pessoas com doutrina, repreensão, correção e instrução para que sejam habilitados para toda a boa obra.

Já naquela época existiam os mercadores da palavra de Deus (2 Co 2.17), que eram como mau cheiro, mau exemplo, que faziam negócios com a palavra de Deus. Como despenseiros precisamos revelar aos nossos ouvintes “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que agora foi manifesto aos santos” (Cl 1.26).

O termo mistério na bíblia.

No novo testamento a palavra mistério denota aquilo que estando fora do âmbito da apreensão natural sem auxílio, só pode ser conhecido pela revelação divina e é conhecido do modo e no tempo designados por Deus e só por aqueles que são iluminados pelo seu espírito.

Mistérios de Deus

1 - A verdade espiritual em geral, conforme é revelada no evangelho (1 Co 13.2). O conhecimento humano é adquirido através de leituras, pesquisas etc. A verdade espiritual é revelada pelo espírito (Jo 16.13).

2 - Jesus, que é o próprio Deus, revelou-se sob as condições humanas (Cl 2.2;4.3).
3 - A Igreja, que é o corpo de Cristo, ou seja, a união dos reunidos com Deus em Cristo (Ef 5.32).
4 - O arrebatamento da Igreja para a presença de Jesus.