sábado, 9 de maio de 2009

Demandas Judiciais Entre os Irmãosm - Subsídios para a lição 6

O assunto desta lição nos leva a uma profunda reflexão sobre nossos relacionamentos. Paulo observa que o só existir entre nós demandas já é completa derrota. (1 C0 6.7). O apóstolo está nos alertando sobre nossa vida de união. A igreja deve ser uma, o corpo vivo de Cristo na terra, cumprindo seu propósito divinamente ordenado.
A igreja em Corinto estava seguindo os mesmos costumes do povo da época. Alguns membros parecem ter o intuito de estabelecer a superioridade. A questão é prestígio: quem dentro da igreja possui a posição mais elevada, a maior influência, mais poder, direito de controlar. Paulo mostra que este tipo de pensamento mundano pode parecer sábio de acordo com os padrões humanos, Deus julga esta sabedoria como loucura.
Nos litígios entre os irmãos, em vez de procurar o bem estar do outro, cada um procura ganhar seu caso, sem se preocupar com os prejuízos ou com as feridas que suas ações podem causar, abandonando o princípio básico do amor fraternal que deve governar os relacionamentos interpessoais dos cristãos. Não havia sido estabelecido na igreja o censo de justiça e os membros não se submetiam a uma liderança, cada um tinha seu próprio líder.
Quando os litígios surgem, movê-los é uma responsabilidade do corpo de Cristo. O conflito deve ser resolvido de uma forma que a harmonia seja restaurada entre as partes, ao ponto que novamente cada um considere o outro em amor cristão. A igreja é um local onde se deve estabelecer a justiça. A bíblia diz que o efeito da justiça será a paz. Nesse sentido devemos ser íntegros em nossos relacionamentos, sem ganância e sem egoísmo, que nos levam a atitudes ameaçadoras do galardão eterno.

INTEGRIDADE NOS RELACIONAMENTOS
1 Pedro 3. 8-9
8. E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos,entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

Que é integridade?
Integridade é qualidade do que é íntegro, inteireza moral, retidão, honestidade. Íntegro é o que é inteiro, completo, a que nada falta, reto, incorruptível.
No grego do NT, diversas palavras aparecem no suddomínio semântico de Honestidade, Sinceridade, a denotar integridade, íntegro. São elas:alethés, relacionada com que é verdadeiro e honesto (Mt 22.16 – “E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens”.); apseudés, a significar o “não falar com falsidade; ser verdadeiro” (Tt 1.2). eilikrinés, referente ao que é sincero, no sentido de ter motivação pura, “sincero, sem motivos escondidos”. (Fp 1.1 “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;”). eilikríneia, para significar a “qualidade de sinceridade como expressão de motivos puros e não adulterados. “sinceridade, pureza de motivação”. (1Co 5.8; 2Co 2.17). áphthoría, qualidade de integridade como expressão de sanidade moral, “integridade, sinceridade”. (Tt 2.7). haplótes, qualidade de sinceridade como uma expressão de singeleza de propósito ou motivação, “sinceridade, pureza de motivos”. (Cl 3.22). hagnôs, relativo a pureza de motivos, “sinceramente, movido por motivação pura, por motivos sinceros”. (Fp 1.17)
Ao dirigir-se aos filipenses, diz-lhes Paulo que, em meio a uma geração corrompida e perversa, “pervertida e corrupta”, haviam eles de ser irrepreensíveis (amemptoi) e sinceros ( akeraioi), filhos de Deus inculpáveis ( amoma). Essas três palavras dão conta da integridade que Deus deseja em nós.
Amemptos, que ocorre cinco vezes no NT, significa irrepreensível, inatacável, e refere-se ao que somos em relação aos outros. É nossa reputação.
akéraios, que aparece três vezes no NT, significa “não adulterado, puro, genuíno”, e diz respeito ao que somos para nós mesmos, como nos vemos no espelho. Essa palavra era usada para referir o vinho puro, sem adulteração, ou o metal puro, sem liga.
A terceira palavra, amômos, presente oito vezes no texto do NT, significa “sem mancha”, ou “imaculado”. Refere-se ao que somos diante de Deus, sem manha alguma, assim como os animais aceitáveis para o sacrifício, no templo de Israel, haviam de ser. Observemos, também, o que Barclay explica sobre essas palavras.
Lembremos, outrossim, que amômos traz a idéia de estar sem falta, daí moralmente irrepreensível (Ef 1.4; Fp 2.15), palavra que se encontra dentro do domínio semântico de santo, puro.
Íntegro, diz muito bem Wiersbe, é o indivíduo não dividido (o que é duplicidade), nem fingido (o que é hipocrisia). É inteiro. A vida é harmoniosa e nela todas as coisas operam em harmonia. Pessoas de integridade nada têm a esconder e nada temem. Suas vidas são livros abertos
Mostra o mesmo autor, ainda, que a pessoa íntegra tem um coração honesto, u’a mente honesta, uma vontade honesta, uma visão honesta.