sábado, 30 de maio de 2009

A Importancia da Ceia do Senhor - subsidios para lção bíblica

Você já foi convidado a compor uma mesa de honra em reuniões solenes? Imagine como se sentem as pessoas que fazem parte de uma mesa de honra. Este destaque é dado às pessoas importantes no meio social em que atuam. Da mesma forma, e ainda de maior importância, é a Santa Ceia. Cerimonial solene que é conduzido em memória da morte de Jesus com o objetivo de levar a igreja a lembrar-se da sua redenção e justificação através deste sacrifício. A Santa Ceia é uma ocasião única e santa para a igreja sentir a participação de todos os membros com Jesus em sua morte. Sentar-se à mesa do Senhor é um privilégio e devemos nos aproximar dela com reverência e auto-exame.
O termo bíblico para “A Mesa do Senhor” é TRAPEZA KURIOU, nome que se encontra em 1 Co 10.21. Os gentios de Corinto faziam oferendas aos ídolos e depois do sacrifício se sentavam para comer a comida oferecida, e parece que alguns dos da Igreja de Corinto pensavam que era permitido unir-se com eles. Muitos hoje em dia também parecem não levar a sério este cerimonial e participam de qualquer jeito sem auto-exame encobrindo-se em seus delitos e pecados. “Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doente e muitos que dormem” (1 Co 11.30)
Paulo encontra entre os membros da igreja de Corinto três classes de crentes:
1 – FRACOS
– sem força, de pouco ânimo, debilitado, enfraquecido. O crente fraco não tem ânimo para participar das reuniões de oração, estudos bíblicos e de outros trabalhos que são requeridos dos servos de Deus e, infelizmente, sempre acham defeitos nos que estão trabalhando. Paulo faz uma recomendação aos tessalonicenses com referencia aos fracos e outros tipos: “Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos.” (1 Ts 5.14) O termo bíblico para “de pouco ânimo” é “oligopsuchos, literalmente de alma pequena, denota desesperado, medroso, covarde, e no´s sabemos pela bíblia que os tais não entrarão no Céu. Os fracos são presas fáceis de satanás e suas tentações, trazendo para si e para a igreja local graves conseqüências. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, {ou paralisados} (Hb 12.12). Jesus veio “Para vivificar o espírito dos abatidos” (Is 57.15). Deus nos ajude para que possamos levantar os fracos e sem ânimo.
2 – DOENTES
– geralmente os doentes são sem apetites e não têm condições de trabalho. Precisamos ter fome de Deus da sua Palavra, Jesus fala metaforicamente desta necessidade: “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” (Mt 5.6) “Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome! Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis!” (Lc 6.21,25) Muitas doenças são contagiantes, tenhamos cuidado!
3 – DORMENTES OU MORTOS
- “koimaomai” é usado acerca do “sono” natural. Este uso metafórico da palavra sono é apropriado, por causa da semelhança na aparência entre um corpo dormente e um corpo morto: tranquilidade e paz normalmente caracterizam ambos. Fala de um estado adormecido da alma, quer dizer, da conformidade espiritual com o mundo do qual os crentes são advertidos a despertarem. “E isto {digo,} conhecendo o tempo, que {é} já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Rm 13.11)