quarta-feira, 24 de junho de 2009

A DESPEDIDA DE UM PIONEIRO

Recolhido pelo Senhor.

Passou para os braços do Eterno no inicio da noite de segunda feira, 22/06/09, num hospital de Brasília-DF, o Pr. Epifanio Cláudio Neto (meu querido pai). O mesmo já estava internado há alguns dias e consciente de sua chamada pelo Pai.
Ele nasceu em Pacajus – CE em 01/08/1928. Em sua juventude, trabalhava na roça com seu pai no plantio de feijão, mandioca e arroz. Era um jovem cheio de vida que nas horas de folga jogava bola, peteca e basquete. Fez o colegial no Colégio Sete de Setembro em Fortaleza – CE.
A sua decisão por Cristo ocorreu no segundo semestre do ano de 1943, tendo que sair de casa, pois seus parentes ficaram desgostosos com sua decisão. Passou então a morar na casa do Pr. José Teixeira Rego, que o acolheu e o instruiu na Palavra, fazendo o seu batismo em 07/09/1950. Posteriormente, participou da Escola Bíblica Noturna no Templo Central de Fortaleza, no período de 1950 a 1952, juntamente com cerca de 60 jovens, dentre eles o Pr. José Welingnton Bezerra da Costa. Num culto de vigília no ano de 1952 teve uma visão para vir ao Piauí. Isso foi concretizado em 16/08/1952, data em que chegou em Teresina e, coincidentemente, o dia do aniversário de 100 anos dessa cidade.
Em Teresina, apresentou-se ao então pastor da Assembléia de Deus, irmão José Ramos, que o indicou a um proprietário de uma padaria. Nela passou alguns dias ajudando nas atividades dessa empresa. Seguiu então para a cidade vizinha de Timom no Maranhão onde passou algum tempo na companhia do Pr. Antonio Alves Prado. Este lhe deu oportunidade para evangelizar alguns povoados do município, o que fez andando a pé com um saco nas costas levando roupas e a bíblia, a qual mostrava ao povo lendo-a e tendo boa aceitação. Passou dois anos em Timom.
No dia 28 de julho de 1954, seguiu para a cidade de São Pedro do Piauí com a autorização do Pr. José Ramos. O primeiro culto que dirigiu em São Pedro ocorreu em frente a casa do sr Alvaro.Nesta oportunidade, o proprietário da residência juntamente com toda a sua família, esposa e três filhos, fizeram sua decisão. Dentre eles, o jovem Alvaro de Freitas Martins Filho, que se tornou pastor (Pr. Newton). Em seguida, foi para Regeneração onde encontrou uma família de crentes, a do irmão José Pinto de Sousa. Este era funcionário da Malária e tinha um hotel, no qual o jovem Epifânio ficou hospedado por dois dias.
De lá seguiu para Floriano, onde ficou na casa de um irmão da igreja Batista na rua do Amarante, naquele município encontrou uma família de crentes membros da Assembléia de Deus vinda de Picos – PI. Encontrou-se também com cerca de vinte irmãos que se congregavam na igreja Batista dirigida pelo missionário americano Dr. Roberto. Conversando com esses irmãos resolveu alugar uma casa na rua do Amarante e no 2º domingo de agosto de 1954, juntamente com os mesmos, declarou organizada a Asssembléia de Deus em Floriano. Ficou lá cerca de dois meses deixando como dirigente da nova congregação o irmão José Orlando da Silva, sobrinho do Pr. Antonio Prado de Timom.
De Floriano voltou para São Pedro onde fixou residência no ano de 1955. No mesmo ano, casou-se com Raimunda Ferreira dos Santos no dia 19 de novembro. Em São Pedro, recebeu a visita do Pr. Alcebíades que o autorizou a Evangelista ficando responsável pela evangelização das cidades: São Pedro, Angical, Regeneração Palmeirais e cidades circuvizinhas, ou seja, assumiu interinamente o campo de Água Branca – PI. Houve um plano pra ir trabalhar no Maranhão, o que não foi concretizado.
No ano de 1963 fixou residência em Regeneração, permanecendo até o ano de 1965. Depois foi transferido para a cidade de Cocal da Estação. No ano de 1968, voltou para Regeneração, cidade em que ficou até o ano de 1969. Pois neste ano foi transferido para Ribeiro Gonçalves permanecendo até o final do ano. De lá foi para cidade de Simões (1970 – 1975), Piracuruca (1975 – 1978), Esperantina (1978 – 1984), Piracuruca – 2ª vez (1984 – 1986), Oeiras (1986 – 1988), Barro Duro (1989 – 1991), Castelo (1991 – 1993), José de Freitas (1993 – 1996), Batalha 1996 – 2006....