quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO BÍBLICO

Esperar Pacientemente (Ex 15.22-25)
“Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.”

A vitoriosa travessia do mar vermelho proporcionou aos israelitas uma visão maravilhosa da onipotência de Deus, porém a fé deles precisava de mais provas. Não estavam ainda treinados para enfrentar os problemas cotidianos. Diante do primeiro problema murmuraram impacientes contra Deus.

Há muitos que não suportam dificuldades, acham que servir a Deus é somente celebrações de vitórias, por isso fraquejam diante do próximo problema. A bíblia nos adverte: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 16.33). Em vez de murmurar devemos exercer a nossa fé com paciência e perseverança.

Moisés viu o povo se queixar e murmurar, depois de caminharem três dias sem comida e sem água, e ao chegarem em Mara as águas eram amargas e não puderam beber. O povo sabia que Moisés era o responsável por eles como homem de Deus, então cobrou dele uma solução. Moisés tinha o recurso da oração e usou imediatamente clamando ao Senhor: “E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” (V 25).

Neste episódio aprendemos duas coisas referente as respostas às nossas orações:

(1) A verdadeira vitória vem de uma fé paciente. (Sl 40.1) Às vezes nos apressamos e causamos um mal estar entre nossos irmãos por nossa falta de paciente. O povo só tinha que suportar e esperar um pouco mais a amargura de Mara, pois Elim estava logo ali com 12 fontes de água potável, uma fonte para cada tribo de Israel, e 70 palmeiras para descansarem. (Sl 91.1). Confia no Senhor e espera, ele te fará descansar!

(2) Quando crucificamos o eu e entronizamos Cristo em nosso coração, nossos queixumes e murmurações desaparecem. Não são as grandes experiências com Deus que curam um coração mau e queixoso e sim nossa dependência e confiança em sua ação em nosso favor. (2 Co 3:4; 1 Jo 5:14) “E é por Cristo que temos tal confiança em Deus”; “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

A murmuração é resultado de um coração envenenado pela amargura que leva a conseqüências desastrosas para a vida do crente e aqueles que o cercam. Para termos uma oração eficaz que glorifica a Deus precisamos nos despir deste veneno observando o que diz a Palavra de Deus Efésios 4.31 e 32: Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.