quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COMPONENTES CHAVES DE UM SERMÃO


Três componentes chaves de um sermão

            Há certos elementos que devem ser incluídos em cada sermão que pregamos. Eles são inegociáveis. Para colocar de outra forma, cada sermão que pregamos tem três componentes principais:

O Componente Deus

            O "componente Deus" é o que diferencia e define a pregação de outros tipos de fala em público. Somos porta-vozes de Deus. Nós pregamos a Sua palavra, não a nossa. E como nós consideramos o papel de Deus no sermão, temos de fazer algumas perguntas bonitas pertinentes:
·         Eu já reconheci que Deus é a autoridade final sobre o significado de sua palavra?
·         Já consultei com o Autor da palavra em oração?
·         Tenho confiança nos resultados de minha pregação  pelo Espírito que se move entre o seu povo?
·         Já fiz Jesus, o personagem central do sermão?

O Componente Comunicador
            O componente tem a ver comigo, o pregador. Eu preciso perguntar algumas questões importantes sobre o meu papel na experiência pregação:
·         Eu vivo e encarno a palavra em minha vida? Ou seja, tenho sido a encarnação da mensagem que espero transmitir na igreja para os ouvintes?
·         Posso honestamente dizer que eu passei o tempo adequado de preparação, de modo que minha mente, coração, alma e estão todos imersos no texto e  o seu significado?
·         Sou humilde pelo peso da responsabilidade de ser porta-voz de Deus às pessoas cujas vidas e eternidades estão em jogo?
·         Eu tenho sido a mesma pessoa em casa e na minha vida privada e nos meus relacionamentos diferentes que eu planejo estar no púlpito quando eu estou ensinando no domingo?
·         Estou em oração?
·         Estou empolgado?

 O Componente Público

             O último componente tem a ver com as pessoas a quem eu estou pregando. O meu público alvo.
            É uma excelente causa o ministério da pregação centrado em Deus e não no homem, porém dirigida aos homens com seus problemas e dificuldades. O fato é que o próprio Jesus não seria bem recebido ou aceito por alguns hoje, no mundo de pregadores, porque ele não seria considerado bíblico suficiente. Jesus pregou para as necessidades e os corações dos seres humanos com problemas.
            Tivemos muitos argumentos em torno da questão de saber se devemos ou não pregar para as necessidades sentidas na sociedade. O problema com esses argumentos é que muitas vezes há uma falha em entender que as necessidades sentidas são as reais necessidades que se fazem sentir. E Jesus falou a essas necessidades.
            O meu público é tão importante para o coração de Deus, que Ele enviou Seu único filho Jesus para morrer na cruz por sua redenção. Eu preciso considerar as suas necessidades, se espero agradar o autor da palavra. Sua intenção com a sua mensagem é que ele convence, converte e muda a vida de seus ouvintes.
            Eu preciso ser perguntando sobre o meu público para o qual  eu estou preparando a mensagem:
·         Já passei o tempo necessário com as pessoas, a fim de conhecer suas mágoas, hábitos e mau humor? Eu sei o que é ser humano, errar e ficar confuso diante de um Deus santo?
·         Cada texto tem não somente um princípio primário, mas uma implicação para a vida quotidiana dos seres humanos. Eu já me aprofundei no texto  o suficiente, não só para descobrir o que ele diz a respeito de Deus, mas também as  implicações práticas para a vida das pessoas?
·         Já preparei não só uma explicação do significado do texto, mas também, pelo menos um, se não várias chamadas para a ação?
·         Estou disposto e pronto para fazer as pessoas a mudar suas vidas inteiramente com base no que eu vou dizer? E eu vou fazer isso com a autoridade que Deus concedeu a mim, e a humildade que deve está em mim?

sábado, 3 de novembro de 2012

Obadias - O Principio da Retribuição


A Visão de Obadias

Há 13 homens no Antigo Testamento com o nome de Obadias, mas não podemos ligar o escritor do livro do Antigo Testamento com nenhum deles. "Obadias" significa "servo do Senhor". Uma maneira em que este profeta serviu o Senhor foi através de sua profecia sobre a destruição de Edom.

O Livro
            Obadias é o menor livro do Antigo Testamento - um capítulo de 21 versículos. Não contem nenhuma indicação da data em que foi escrito, da mesma forma como Joel, Jonas, Naum, Habacuque, e Malaquiasa. Alguns estudiosos acreditam que a destruição descrito a respeito de Israel pode ser nada mais do que a invasão de Nabucodonosor 586 aC (ver Lewis, 90).
           A missão do profeta é apenas uma condenação de uma nação estrangeira. O peso de seu oráculo é a nação de Edom. O livro do profeta naturalmente se divide em duas partes: Versos de um a 14 prever a queda de Edom. Versículos 15 ao 21 prever o dia do Senhor como um tempo de punição para todas as nações, e vitória para o povo de Deus.

As pessoas e o lugar

            Quem eram os edomitas? Eles eram parentes distantes dos israelitas por meio Esaú, irmão gêmeo de Jacó. Nós aprendemos sobre Edom a partir da Bíblia, bem como a partir de fontes antigas que eram nações vizinhas. O que quer que registros escritos da vida edomita possam ter existido em tempos antigos, nenhum deles está à nossa disposição hoje. A terra de Edom era uma estreita faixa de território ao sul do Mar Morto. A região é acidentada, montanhosa, e, naturalmente, isolado das áreas circunvizinhas.

 A Mensagem
            Obadias 1 começa assim: "A visão de Obadias" Deus revelou seus planos para os profetas de diferentes maneiras (Hebreus 1:1). Obadias recebeu uma "visão". Sua mensagem foi uma revelação divina. Por essa razão, as seguintes palavras do versículo um são: "Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom." Obadias não foi a fonte, a mensagem era de Deus.
            Obadias 2 fala sobre a queda de Edom. Enquanto algumas novas traduções tornam o verso com um tempo futuro, a língua realmente expressa que a ação está concluída.
            Os profetas, muitas vezes falam de eventos futuros como se já tivesse acontecido, porque na mente de Deus, tais eventos seriam cumpridas sem dúvida. O processamento passado deve ser mantido, e nós precisamos entender a mensagem. Destruição foi inevitável quando Obadias entregou sua mensagem, no entanto dificilmente pode ter sido, aos olhos dos homens. Aos olhos de Deus, ela já havia terminado.
            Obadias 3-8 descreve o orgulho de Edom. Ele tinha muito orgulho de sua estratégia militar, sendo localizado em uma região de altos montes, montanhas, penhascos íngremes elevadas, calor intenso, onde a água era escassa (um problema para os invasores), e onde havia inúmeras cavernas (locais de esconderijo e emboscada ). Os edomitas se gabavam de sua riqueza, e confiavam em suas alianças hábeis. Sua arrogância foi manifestada por seus líderes sábios e exigentes. Por estas razões, eles sentiram que suas forças estavam inexpugnáveis, e sua segurança estava certa.
            O Senhor Deus sabia que eles achavam que com arrogância: "Quem vai me abater?" A mensagem entregue por Obadias foi a resposta do Senhor: "Eu vou te derrubar." Deus o destruiu por causa de sua arrogância, violência e apatia, especialmente no que diz respeito à destruição de Israel. Eles procuraram tirar proveito da situação de angústia de Israel, simplesmente porque ele estava em seu poder para fazê-lo (vv. 9-14).
            O versículo 15 se volta para o "dia do Senhor", um termo usado pelos profetas para significar um momento em que Deus intervém para realizar sua vontade. Na literatura profética, ele pode ser usado como uma pena temporal sobre uma nação, ou pode indicar a punição final, o Dia do Julgamento. Ele também carrega consigo ênfase redentora, pois como Deus castiga os maus, ele também poupa o justo.
            Destruição de Edom foi, portanto, uma lição para todos. Obadias anunciou: "O dia do Senhor está sobre todas as nações. "Punição divina não pode ser evitada, mas a salvação pode ser encontrada nele”  (vv. 15-21).
            As lições de Obadias são atemporais. Estratégias humanas e defesas - de nações ou indivíduos - são inúteis contra o poder de Deus. Orgulho precede a destruição. Deus está vendo a forma como tratamos as outras pessoas. Salvação divina e castigo são tão certos como se já tivessem acontecido. O Senhor Deus cumpre a sua vontade, tanto na salvação dos justos e na punição dos ímpios (2 Coríntios 5:10).

CANDIDATOS A MESA DIRETORA DA CGADB

 Conheça os 44 candidatos à Mesa Diretora e Conselho Fiscal - 41ª. AGO Brasília -CGADB
 
Começaram, no dia 02/11/2012 (sexta feira), as inscrições para a 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que será realizada de 8 a 12 de abril de 2013, em Brasília (DF). As inscrições encerram no dia 28/12/2012 às 18 (horário de Brasilia). As inscrições são feitas pelo site da CGADB: www.cgadb.org.br
 
CANDIDATOS INSCRITOS
Às 18h (horário de Brasília) DO dia 31 de outubro (QUARTA FEIRA), foi encerrado o prazo para a inscrição de ministros como candidatos aos cargos eletivos da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal da CGADB no quadriênio 2013/2017. Após a publicação da lista geral de inscritos nos órgãos oficiais da CGADB (o jornal Mensageiro da Paz e o site www.cgadb.org.br), será facultado a qualquer membro da CGADB o direito de, no prazo de cinco dias, a contar da publicação do edital oficial contendo os nomes, apresentar impugnação em face dos referidos candidatos, nos termos dos artigos 49 a 54 do Regimento Interno da CGADB.
 
Veja a lista dos candidatos abaixo:
 

MESA DIRETORA

Presidente:

1) SAMUEL CÂMARA
2) JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA
3) WILLIAM SILVA IACK

1º Vice-Presidente (Região Sul)
1) UBIRATAN BATISTA JOB
2) IVAL TEODORO DA SILVA

2º Vice-Presidente (Região Centro-Oeste):
1) SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA
2) SÓSTENES APOLOS DA SILVA

3º Vice-Presidente (Região Norte):

1) GILBERTO MARQUES DE SOUZA
2) LEONARDO SEVERO DA LUZ NETO
3) JONATAS CÂMARA

4º Vice-Presidente (Região Nordeste):
1) JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS
2) PEDRO ALDI DAMASCENO

5º Vice-Presidente (Região Sudeste):
1) TEMOTEO RAMOS DE OLIVEIRA
2) ELYEO PEREIRA

1º Secretário (Região Sul):

1) PERCI FONTOURA
2) NILTON DOS SANTOS

2º Secretário (Região Centro-Oeste):
1) ANTONIO DIONIZIO DA SILVA
2) LUCAS ARAÚJO DE SOUZA

3º Secretário (Região Norte):

1) PEDRO ABREU DE LIMA
2) OTON MIRANDA DE ALENCAR

4º Secretário (Região Nordeste):
1) ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS

5º Secretário (Região Sudeste):
1) ISAIAS LEMOS COIMBRA
2) NILSON ALVES FILHO
3) JONAS FRANCISCO DE PAULA

1º Tesoureiro (Região Sudeste):

1) JOSIAS DE ALMEIDA SILVA
2) IVAN PEREIRA BASTOS
3) REGINALDO CARDOSO DOS SANTOS

2º Tesoureiro (Região Sudeste):
1) NEHEMIAS GASPAR DE ARAÚJO
3) ALVARO ALEN SANCHES

CONSELHO FISCAL

1ª Região (Região Sul):
1) JOSÉ POLINI
2) ISAIAS CARDOSO DOS SANTOS
3) JERÔNIMO DOS SANTOS

2ª Região (Centro-Oeste):

1) JUVANIR DE OLIVEIRA
2) RINALDO ALVES DOS SANTOS
3) GEOVANI NERES LEANDRO DA CRUZ

3ª Região (Norte):

1) JOEL HOLDER
2) ISAMAR PESSOA RAMALHO

4ª Região (Região Nordeste):
1) ISRAEL ALVES FERREIRA
2) JOSÉ FRANCISCO FERREIRA
3) ANTONIO JOSÉ DIAS RIBEIRO

5ª Região (Região Sudeste):
1) EDSON EUGÊNIO VICENTE
2) LUIZ CEZAR MARIANO SILVA
3) SAMUEL RODRIGUES
4) PAULO LOPES CORREA

Fonte: CPAD NEWS