sábado, 3 de novembro de 2012

Obadias - O Principio da Retribuição


A Visão de Obadias

Há 13 homens no Antigo Testamento com o nome de Obadias, mas não podemos ligar o escritor do livro do Antigo Testamento com nenhum deles. "Obadias" significa "servo do Senhor". Uma maneira em que este profeta serviu o Senhor foi através de sua profecia sobre a destruição de Edom.

O Livro
            Obadias é o menor livro do Antigo Testamento - um capítulo de 21 versículos. Não contem nenhuma indicação da data em que foi escrito, da mesma forma como Joel, Jonas, Naum, Habacuque, e Malaquiasa. Alguns estudiosos acreditam que a destruição descrito a respeito de Israel pode ser nada mais do que a invasão de Nabucodonosor 586 aC (ver Lewis, 90).
           A missão do profeta é apenas uma condenação de uma nação estrangeira. O peso de seu oráculo é a nação de Edom. O livro do profeta naturalmente se divide em duas partes: Versos de um a 14 prever a queda de Edom. Versículos 15 ao 21 prever o dia do Senhor como um tempo de punição para todas as nações, e vitória para o povo de Deus.

As pessoas e o lugar

            Quem eram os edomitas? Eles eram parentes distantes dos israelitas por meio Esaú, irmão gêmeo de Jacó. Nós aprendemos sobre Edom a partir da Bíblia, bem como a partir de fontes antigas que eram nações vizinhas. O que quer que registros escritos da vida edomita possam ter existido em tempos antigos, nenhum deles está à nossa disposição hoje. A terra de Edom era uma estreita faixa de território ao sul do Mar Morto. A região é acidentada, montanhosa, e, naturalmente, isolado das áreas circunvizinhas.

 A Mensagem
            Obadias 1 começa assim: "A visão de Obadias" Deus revelou seus planos para os profetas de diferentes maneiras (Hebreus 1:1). Obadias recebeu uma "visão". Sua mensagem foi uma revelação divina. Por essa razão, as seguintes palavras do versículo um são: "Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom." Obadias não foi a fonte, a mensagem era de Deus.
            Obadias 2 fala sobre a queda de Edom. Enquanto algumas novas traduções tornam o verso com um tempo futuro, a língua realmente expressa que a ação está concluída.
            Os profetas, muitas vezes falam de eventos futuros como se já tivesse acontecido, porque na mente de Deus, tais eventos seriam cumpridas sem dúvida. O processamento passado deve ser mantido, e nós precisamos entender a mensagem. Destruição foi inevitável quando Obadias entregou sua mensagem, no entanto dificilmente pode ter sido, aos olhos dos homens. Aos olhos de Deus, ela já havia terminado.
            Obadias 3-8 descreve o orgulho de Edom. Ele tinha muito orgulho de sua estratégia militar, sendo localizado em uma região de altos montes, montanhas, penhascos íngremes elevadas, calor intenso, onde a água era escassa (um problema para os invasores), e onde havia inúmeras cavernas (locais de esconderijo e emboscada ). Os edomitas se gabavam de sua riqueza, e confiavam em suas alianças hábeis. Sua arrogância foi manifestada por seus líderes sábios e exigentes. Por estas razões, eles sentiram que suas forças estavam inexpugnáveis, e sua segurança estava certa.
            O Senhor Deus sabia que eles achavam que com arrogância: "Quem vai me abater?" A mensagem entregue por Obadias foi a resposta do Senhor: "Eu vou te derrubar." Deus o destruiu por causa de sua arrogância, violência e apatia, especialmente no que diz respeito à destruição de Israel. Eles procuraram tirar proveito da situação de angústia de Israel, simplesmente porque ele estava em seu poder para fazê-lo (vv. 9-14).
            O versículo 15 se volta para o "dia do Senhor", um termo usado pelos profetas para significar um momento em que Deus intervém para realizar sua vontade. Na literatura profética, ele pode ser usado como uma pena temporal sobre uma nação, ou pode indicar a punição final, o Dia do Julgamento. Ele também carrega consigo ênfase redentora, pois como Deus castiga os maus, ele também poupa o justo.
            Destruição de Edom foi, portanto, uma lição para todos. Obadias anunciou: "O dia do Senhor está sobre todas as nações. "Punição divina não pode ser evitada, mas a salvação pode ser encontrada nele”  (vv. 15-21).
            As lições de Obadias são atemporais. Estratégias humanas e defesas - de nações ou indivíduos - são inúteis contra o poder de Deus. Orgulho precede a destruição. Deus está vendo a forma como tratamos as outras pessoas. Salvação divina e castigo são tão certos como se já tivessem acontecido. O Senhor Deus cumpre a sua vontade, tanto na salvação dos justos e na punição dos ímpios (2 Coríntios 5:10).