quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DEUS TEM O MELHOR PLANO

Deus tem o melhor plano - Juízes 7:1-23

Introdução: Leia Tiago 4:13-17. Nestes versos, Tiago aconselha os homens contra a loucura de fazer planos, sem considerar a vontade de Deus sobre o assunto. Tudo que Tiago está dizendo é que você e eu podemos fazer quaisquer planos que desejamos fazer, mas Deus sempre tem a palavra final em qualquer assunto. Então, quando nós aprendemos seus planos para a situação, e nós fazemos nossos planos com base em seus planos, descobrimos que ele tinha o melhor plano o tempo todo!
      Nós, humanos, gostamos de fazer nossos planos, não é? Queremos que as coisas sejam do jeito que queremos. Mas, você já pensou que Deus tem um plano melhor?
1. Quando Pedro e os outros tinham pescado a noite toda sem pegar um peixe, Jesus disse-lhes para irem para água profunda e que iriam pescar Lucas 5:4-8. Quando ele obedeceu ao Senhor, ele descobriu que Deus tinha o melhor plano!
2. Quando Jesus disse aos discípulos que Ele iria morrer, Pedro repreendeu o Senhor, Mt 16:21-23. Pedro pensava que ele tinha um bom plano, mas quando Jesus foi para a cruz e pagou pelos seus pecados para sempre, Pedro descobriu que Deus tinha o melhor plano.
3. Quando Golias viu Davi vindo para encontrá-lo para a batalha, ele tinha planos de matar Davi e entregar sua carne para as aves do céu e às bestas do campo, 2 Sam.17.44 Mas, quando a pedra afundou sua testa ele caiu morto da terra, o exército de Israel descobriu que Deus tinha o melhor plano!
4. Quando Israel enviou espiões para Canaã e viu os gigantes que viviam ali, Num 13-14, fizeram planos para encontrar  um novo líder para voltar para o Egito. Mas, ao longo dos próximos 40 anos, como eles morreram, um por um no deserto, eles aprenderam que Deus tinha o melhor plano.
       Eu poderia dá exemplo após exemplo das páginas da Palavra de Deus, mas esta verdade é desenvolvida muito bem nesta passagem que temos lido a partir de Juízes. Quando Gideão e seu exército entraram em batalha, eles devem ter tido um plano, mas antes que a batalha começou e a vitória foi conquistada, eles descobriram que Deus tinha o melhor plano.
      Eu gostaria que nós considerássemos o pensamento hoje: Deus tem o melhor plano. Ao fazermos isso, vamos aprender a lição de que o plano de Deus pode não ser o mais prático, o mais popular, pode parece não o plano mais inteligente, mas Deus sempre tem o melhor plano!
I. AS REALIDADES DO PLANO DE DEUS
A. v 2-7 plano de Deus é um plano diferente - Gideão planejava marchar para a batalha com 32 mil soldados, mas Deus tinha um plano diferente! (Deus reduziu o exército de Gideão.)
       Quando fazemos planos para nossas vidas, nós sempre tentamos fazer tudo em nosso favor. No entanto, Deus geralmente tem um plano diferente do que você faz para sua vida!  
· Davi era apenas um pastor, mas Deus tinha um plano diferente.
· Jó era um homem rico que só queria adorar seu Deus, amar a sua família e desfrutar de sua riqueza, mas Deus tinha um plano diferente.
· José e Maria era um casal jovem que queria se casar e criar uma família, mas Deus tinha um plano diferente.
· Saulo de Tarso só queria destruir o cristianismo, mas Deus tinha um plano diferente!
 (Nota: O teste de uma vida verdadeiramente consagrada é que ele está disposto a submeter-se aos planos de Deus, Lucas 22:42, mesmo quando Seu plano contradiz o nosso plano, exemplo: Paulo Atos 16:6-9 Lembre-se, o plano de Deus. é um plano diferente!)
B. v 9-14 Plano de Deus é um Plano Declarado - Gideão, ele viu seus 32.000 homens - exército - reduzido para apenas 300 homens. Ele está se preparando para atacar uma força que é muitas vezes maior do que o sua, versículo 12. Deus não está pedindo um salto no escuro, ele está pedindo um claro passo de fé. (Deus sabia dos medos e preocupações de Gideão. O que Gideão ouviu do inimigo, v 13-14).

 (Nota: Quando se trata de você e eu, o Senhor espera que andemos em obediência a Sua vontade, mas Ele nunca pede um salto cego no escuro Ele sempre pede a Seus filhos para responder a seus planos por eles tomando um claro passo de fé.)

      DEUS USA MUITOS MEIOS PARA FALAR COM SEUS FILHOS!
· Ele fala através da Sua Palavra, Rom. 10:17 . 10:17.
· Ele fala por meio do Espírito, Atos 13:2; 16:6-8.
· Ele fala através de outros crentes, Atos 9:17-18.
· Ele ainda fala através das circunstâncias da vida, Gn 24:12-16 . 24:12-16.

Deus sempre vai direcionar seus pés claramente! Ele não vai deixá-lo em dúvida. Seu plano é um plano declarado!
(Conhecer Seu plano requer oração, santidade e paciência, mas não se esqueça, em seu tempo, ele irá revelar o Seu plano. Quando o faz, você vai ver que ele é um plano diferente, um plano declarado e que é o melhor plano! O caminho mais seguro para conhecer Seu plano é praticar Rom. 12:1-2).
C. v 15-23 O Plano de Deus é um Plano Distinto - Homens de Gideão foram cercar o inimigo, 300 contra milhares! Deviam tocar suas trombetas, gritar para a batalha e quebrar jarros de barro contendo uma lâmpada a óleo. Deus disse que isso lhes daria a vitória, e ele fez! Que  plano distinto! Nenhum homem jamais teria chegado a um plano como esse!
(Nota: Se Gideão e seus homens não estivessem dispostos a seguir o plano de Deus, teriam perdido o melhor de Deus para as suas vidas Assim é com os planos de Deus Há momentos em que o Senhor vai levar você em direções que nunca tenha imaginado. Ele pode vir até com planos para nossas vidas que são muito distintos! Quando seguimos seu caminho, descobrimos que Ele sempre tem o melhor plano!)
I. As realidades do plano de Deus

II. OS REQUISITOS DO PLANO DE DEUS
(Se uma pessoa ou uma igreja vai andar no plano de Deus, três passos são necessários.)
A. O Plano de Deus impõe devolução - Pense sobre isso: Gideão era um homem com 32 mil seguidores! Mas, seguindo o plano de Deus, ele viu seu exército reduzido, sua posição abaixada e seu orgulho esmagado. Ele foi reduzido de General a bolo de cevada, v 13. Ele deixou de ser considerado um grande líder de homens para ser chamado de um biscoito de cão!
       De Gideão aprendi foi que essa luta não era sobre Gideão, seu exército, ou até mesmo o inimigo. Gideão teve que vir para o lugar onde ele estava disposto a colocar seus planos, suas metas, seus sonhos, sua vontade de lado para que ele possa render-se à vontade de Deus!

(Nota: Isso é o que o Senhor ainda requer de quem anda em Sua perfeita vontade Aqueles que veem a realidade do fato de que Deus tem o melhor plano são aqueles que abdicam de seu plano para ir com seu plano de Deus. É sempre o melhor plano! Você pode confiar nele para cuidar de seus interesses, Rm 8:28;. Jer 29:11..
       A vida não é sobre os nossos planos ou até mesmo sobre nós. A vida é sobre o Senhor e Sua perfeita vontade!

B. O Plano de Deus exige a apresentação - para o plano de Deus  ter sucesso, Gideão e seu exército tiveram que se submeter ao plano de Deus. Gideão teve que assistir quando pela primeira vez 22.000 homens e 9.700 homens viraram-se e indo para casa, levando suas armas e seu potencial com eles. Gideão e os 300 que permaneceram tiveram que andar em obediência ao plano de Deus para a batalha ou nenhum deles teve a chance de sobrevivência!

 (Nota: Se você quiser ver o melhor do Senhor para sua vida, então ela vai exigir obediência a Seu plano de sua parte você pode não gostar daquilo que o Senhor está dizendo para você fazer, mas fazê-lo de qualquer maneira obediência é importante.. ao Senhor, 1 Sam. 15:22! É o Seu comando para cada um de nós, Ef. 6:06. obediência à Sua vontade prova nosso amor por Ele, João 14:15).
C. O Plano de Deus Requer Firmeza - Se Gideão e seu exército queriam a vitória, eles teriam que se humilharem sob a mão de Deus, render-se ao seu plano, obedecer à Sua vontade e continuar na fé! Levou muita fé para 300 para sair de encontro aos milhares! Levou muita fé para eles tomarem nenhuma arma! Levou muita fé para que eles sopram suas cornetas, quebrar essas jarros e brilhar aquelas luzes, mas Deus respondeu a sua fé, dando-lhes uma vitória retumbante!  
(Nota: Se quer ver melhor o plano de Deus para sua vida, isso também vai exigir fé que Deus vai pedir-lhe para dar alguns passos no caminho da vida que possivelmente vai ser difícil. Mas, o caminho para o melhor de Deus é sempre o caminho da fé, porém, Deus sempre honra a fé, porque a fé sempre honra Dele, Hebreus 11:06 (3 hebreus e Daniel o plano de Deus parecia ruim, mas a fé garantiu a vitória !)
I. As realidades do plano de Deus
II. Os requisitos do plano de Deus
III. OS RESULTADOS DO PLANO DE DEUS
(Quando o povo de Deus aceita o plano de Deus e o cumpre para a Sua glória, há alguns resultados que podem esperar!)
A. v 21-22 inimigos de Deus são vencidos - Os midianitas, os amalequitas, ligado um ao outro com medo e fugiram do localIsrael viu seus inimigos derrotados, porque Israel seguiu o plano de Deus!
(Nota:. Deus tem um plano para sua vida Você não acha que o seu inimigo, Satanás, também pode ter um plano para sua vida O inimigo quer que você seja derrotado, infeliz e miserável Mas, você optar por caminhar em! o plano do Senhor, você pode ter certeza de que é o melhor plano e que ele lhe dá e Ele a vitória sobre Satanás!)
B. v 23 Povo de Deus sai vitorioso - Israel desfrutou de uma grande vitória, porque eles escolheram o melhor plano! Eles já tinham a vitória antes da batalha já foi contratado, v 7-8 ! 7-8!
       (Nota: Plano de Deus para sua vida e a minha é que seremos capazes de andar em vitória, Rom 8:37, 2 Coríntios 2:14; 1 Coríntios 15:57 Mas, a vitória só será verdadeiramente a nossa experiência, quando andamos em Seu plano e não a nossa própria Se você andar em Seu plano, que é o melhor plano, você nunca vai andar na derrota Exemplo: Paulo - 2 Coríntios 4:7-10; 2 Coríntios 12:7 - 10 Como ele poderia dizer o que ele fez? Ele sabia que ele estava andando na vontade de Deus e que, embora possa ser difícil, Deus sempre tem o melhor plano!)
C. v. 2, 15-23 Nome de Deus é venerado - Porque a vitória foi conquistada sem um grande exército e sem uma batalha feroz, Deus tem toda a glória pela vitória! Nem Gideão nem o seu exército poderia ir para casa e se gabar sobre o que eles não fizeram o campo de batalha.
 (Nota:. Quando nos afastamos de nosso plano e abraçar Sua, temos a certeza da vitória e estamos certos de que Ele vai receber toda a glória por tudo o que acontece em nossas vidas Afinal de contas, é isso que a vida como um crente é tudo de qualquer maneira - 1 Co 10:31;  Mt 5:16 Nossa vida, nossa obediência, deve apontar a Ele e não para nós mesmos)!
Conclusão: Será que Deus está brincando com seus planos? A melhor coisa que você jamais poderia fazer é submeter-se a seu plano, porque seu plano é o melhor plano!
1. Ele tem o melhor plano para a vida - a sua vontade, quando seguida, sempre produz a vitória na vida do crente!
2. Ele tem o melhor plano para sair - Seu plano é para você receber Jesus como seu Salvador pessoal. Se você fizer isso, então você não precisa ter medo do fogo do inferno, João 14:6, Atos 4:12!
       Você precisa vir diante dele e conversar com ele sobre seus planos para você?