sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

E CESSOU O MANÁ - Js 5.11-12


E CESSOU O MANÁ

Js 5.11-12

Durante a viagem do povo de Israel pelo deserto, seria necessária uma enorme quantidade de comida para alimentar uma multidão de aproximadamente 3 milhões de pessoas. Eles estavam em um lugar onde existia pouca comida, terra seca e estéril. Em resposta à sua necessidade de alimento, o Senhor mudou de uma forma sobrenatural. Deu-lhes uma substância chamada "maná", que descia do céu durante a noite. Na parte da manhã, tudo que o povo de Israel tinha que fazer era sair fora e recolher o Maná e eles tinham comida suficiente para aquele dia.

Por quarenta anos, a cada manhã, Israel acordava com o maná empilhado ao longo do perímetro do acampamento. “comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Êx 16.35). Foi sua nutrição no deserto enquanto viajava em direção Canaã. Maná significa, literalmente, "O que é isso?", Porque nada na terra se assemelhava a ele. No Salmo 78:25 (King James Atualizada KJA) diz que cada pessoa se alimentou do "pão dos anjos." O salmista transmitiu uma oportunidade maravilhosa que os israelitas tiveram de participar de algo de outro mundo.
 
ALGUMAS CARACTRISITICAS DO MANÁ
  • A Bíblia afirma que esta iguaria tinha gosto de mel. Isso significava que Deus tinha equilibrado a glicose com uma mescla perfeita de sabores. Caso contrário, Israel não poderia ter tolerado a doçura excessiva três vezes por dia.
  • Era altamente nutritivo. Seus benefícios nutricionais são inquestionáveis, uma vez que Israel consumiu por 40 anos. Vamos examinar; Deus não espalhou quiosques de “Feed Food” ou restaurantes variados em torno de seu acampamento! Deu-lhes uma dieta enriquecida com proteínas e vitaminas. Talvez deva ter sido por isso, que Moisés depois de liderar Israel quatro décadas continuou forte, Deuteronômio 34: 7 diz: "Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu, mas seus olhos não eram fracos, nem sua força diminuiu."
  • Foi milagrosamente fornecido. De acordo com cálculos de hoje Israel colhia 9.000.000 de maná diariamente. Isso se traduz em 300 vagões de trem. E duplicado na sexta-feira, para que eles não tivessem trabalho para obtê-lo no sábado.
É o fenômeno alimentar das idades! Mas, apesar das implicações milagrosas há algo claro sobre o maná, era temporal. Ele parou! O objetivo desta mensagem revela por que Deus parou o maná.
I. O MANÁ PAROU PARA AMADURECER ISRAEL
Você percebe que houve uma geração de israelitas nascidos no deserto, que não sabia nada sobre a agricultura? A geração de pessoas que pensaram que era perfeitamente normal recolher a sua comida na sua porta? Eles experimentaram o maior milagre prolongado da história humana. Este milagre durou 14.600 dias. . . 2080 semana. . . 40 anos. E foi chocante de manhã eles metodicamente saíram para colher um punhado de maná e não encontrou nada além de areia! Você não pode imaginar seus pensamentos? "Senhor, o que está errado? Que pecado nós cometemos que tem impedido o maná "?  Mas Deus não faz nada sem propósito. Ele não revoga indiscriminadamente seus métodos. Deus faz tudo por meio de Sua infinita sabedoria.  
Deus parou o maná para amadurecer Israel e forçá-los a aceitar as leis naturais da agricultura. O Senhor lhe dará o maná quando você está no deserto e que a única maneira que você pode fazer é por sua oferta sobrenatural. Mas o Senhor não proporciona normalmente maná quando você vive em terra fértil! Ele espera que você empregue as leis da semeadura e da colheita! Isso significa que o maná (a provisão de Deus) para porque Ele está nos pedindo para passar para uma dimensão mais elevada de vida. Assim como Israel, o Senhor nos quer ver sair do deserto e para a Terra Prometida.
Deus lida com muitas áreas da nossa vida desta maneira, não apenas nossas finanças. Por exemplo, muitos de vocês uma vez obtiveram respostas às orações tão facilmente quando recolhendo o maná, mas sem motivo aparente o seu sucesso na oração diminuiu? Ou, talvez por uma temporada você fluísse em um dom espiritual, mas por alguma razão desconhecida a manifestação foi cerceada?
Sabe por que isso acontece? Porque Deus criou a vida humana para amadurecer! E durante o processo de desenvolvimento espiritual, os cristãos "crescem na graça", buscando, buscando, e aprendizagem dos caminhos de Deus.
II. O MANÁ FOI INTERROMPIDO PARA EVITAR COMPLACÊNCIA
Josué 5: 10-12
Observe exatamente quando o maná parou. O versículo 12 diz: "O maná parou o dia depois de terem comido este alimento da terra."
Tratamento pior Deus poderia ter aplicado a Israel, uma vez que entrou em Canaã teria sido a continuar enviando o maná. Ele teria os tornado ineficazes em expulsar os cananeus. Mas Deus parou o maná para forçar Israel a exercer a fé, marchar para frente, derrotar seus inimigos e reclamar o seu novo território. Deus parou o maná para evitar a complacência.
Por que a vida fica difícil
É por isso que o Senhor não deixar a vida correr sem problemas. A vida é mansa e administrável, mas, em seguida, como uma tempestade no Mar da Galiléia, tudo está em uma reviravolta. As crianças precisam de roupas, o carro precisa de pneus, júnior precisa de chaves, e você não sabe como a prestação vai chegar. Mas a razão pela qual Deus mantém a vida de ficar muito confortável é para manter a nossa fé ferrado. Ele quer que nós continuamente olhando para Ele como nossa fonte e Guia.
 
Quando a vida corre bem, a praia sempre parece mais próxima, o parque aventura parece muito mais acessível, e a cama é muito mais macia, especialmente nas manhãs de domingo! Mas o Senhor, que soberanamente pára o maná, impede o seu povo dos fixando-se em uma zona de conforto. Deus prefere desafiar você a conceder-lhe complacência. Ele quer que você apaixonadamente persiga seus objetivos e esteja pronto para receber sua bênção. Muitas pessoas têm necessidade de reler padrão do Novo Testamento para a bênção. Paulo disse: "Sem trabalho, sem comida." Ele não disse: "Se você não trabalhar, ore por um milagre ou espere que alguém sinta pena de você."
III. O MANÁ PARA PORQUE AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO EXIGEM A SUA MANUTENÇÃO
Josué 5: 9 12
Estes versículos afirmam que o maná parou em Gilgal. Gilgal era no território que Deus prometeu "Abraão, Isaac e Jacó." Josué tinha marchado levando Israel de volta para sua terra natal. Deus havia dado uma promessa incrível que havia santificado o próprio solo de Canaã. O Senhor chamou a terra de Canaã "de leite e mel." Enquanto Israel se manteve fiel a Lei de Moisés, Deus iria abençoar e não amaldiçoar Israel. A terra produzirá os seus frutos em abundância. Esta foi a promessa para Gilgal situado dentro das fronteiras de Canaã; não no deserto.
Este é o padrão de Deus: “Deus fecha uma porta, Ele abre outra porta" Quando o maná não foi encontrado no chão, as culturas de Canaã estavam disponíveis. Quando Moisés acabou levando Israel, Deus teve Joshua espera nas asas. O milagre em Jericó, com suas paredes desmoronando, foi incrível. Mas isso só aconteceu uma vez! Próxima batalha de Josué envolveu uma estratégia militar completamente diferente. Então não se preocupe, quando Deus pára o maná. Isso só significa que Ele está pronto para fornecer qualquer outro tipo de milagre.