terça-feira, 20 de janeiro de 2009

WASHINGTON - A cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, começou no início da tarde desta terça-feira, em Washington, com a apresentação do coral de meninos de São Francisco e a banda dos Fuzileiros Navais. Antes do aguardado discurso de Obama, previsto para acontecer entre 14h30 e 15h (Horário de Brasília), a festa no Capitólio (sede do Congresso americano) terá ainda apresentações da cantora Aretha Franklin e dos instrumentisas Itzhak Perlman e Yo-Yo Ma, além de Gabriela Montero e Anthony McGill.

Nas suas últimas horas como presidente eleito, Obama asssistiu, de manhã, a uma cerimônia religiosa na Igreja de St. John, acompanhado pela futura primeira-dama, Michelle. Em seguida, foi para a Casa Branca, onde se encontrou com George W. Bush e sua esposa, Laura. De lá, Obama seguirá para o Capitólio, onde mais de dois milhões de pessoas devem acompanhar sua posse.

Cinco horas antes do início da posse, as saídas de estações de metrô localizadas a mais de 20 quarteirões dolocal da cerimônia já estavam lotadas de pessoas que caminhavam ainda no escuro em direção ao Mall - parque anexo ao Capitólio, onde foram instalados diversões telões para o público, que ficará a até três quilômetros de distância do presidente.

Apesar do frio, alguns preferiram acampar para ser os primeiros a passar pelo esquema de segurança montado para controlar quem vai acompanhar a posse. A temperatura no fim da manhã era de 6 graus abaixo de 0 e a máxima ao longo do dia deve ser de apenas 2 graus negativos.

Multidão se concentra para assistir à cerimônia de posse de Obama - Reuters

Algumas pessoas teriam procurado o serviço de emergência temendo estar com hipotermia, mas de acordo com a polícia não houve qualquer incidente grave durante a manhã. Foram registrados atrasos na abertura dos portões da área restrita a pessoas com convites e os acessos ao local ficaram congestionados.

Autoridades fizeram mudanças de última hora nas ruas que foram fechadas ao tráfego e transferiram acessos ao centro da cidade. O congestionamento fez com que muitos ônibus parassem antes do ponto final para que os passageiros descessem e seguissem a pé para o Mall. No início da cerimônia, uma multidão lotava o local, pronta para a festa.

Saiba como será o restante do dia da posse:

1 - Posse

Entre 11h30m e 12h (14h30m e 15h de Brasília) - o juramento ocorre nas escadas do Capitólio diante 240 mil pessoas. O tema do discurso de posse será "um novo nascimento da liberdade", inspirado nos 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln. Em seu discurso de posse, segundo seus assessores, o presidente recorrerá ao tema central da responsabilidade, tanto individual como do Governo e das empresas.

Após o almoço, haverá um almoço oficial para Obama, Biden, representantes do Congresso, autoridades e convidados no Capitólio. Obama então se despedirá de Bush.

2 - A parada:

14h30m (17h30m de Brasília) - tradicionalmente começa no mesmo horário. Numa Limousine Cadillac, o presidente deixará o Congresso e percorrerá 2,7 quilômetros até o número 1.600 da Avenida Pensilvânia, a Casa Branca. Participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários. Estima-se que entre 300 mil e 350 mil pessoas acompanharão o desfile.

Segundo seu assessor político, David Axelrod, nesse mesmo dia Obama se reunirá com os principais comandantes militares para lhes pedir um plano de retirada do Iraque e prometerá o envio de mais tropas ao Afeganistão.

Ao longo da primeira semana, Obama também planeja emitir uma ordem executiva que abra o processo para fechar a prisão da base militar de Guantánamo, segundo seu porta-voz, Robert Gibbs.
Fonte: http://oglobo.globo.com