sábado, 14 de março de 2009

AS CIDADES DE REFÚGIO - subsídios para Lições Bíblicas

AS CIDADES DE REFÚGIO

Seguindo a orientação de Deus Moisés havia designado três cidades de refúgio no oriente do Jordão: Bezer, no território de Rúben; Ramote de Gileade, no território de Gade; e Golã no território de Manasses, (Dt 4.41-43). Logo após as conquista de Josué, os israelitas designaram as outras três cidades a oeste do jordão: Quedes, no território de Naftali; Siquém, em Efraim; e Hebrom nas montanhas de Judá (Js20.7). As cidades foram dispostas de forma a facilitar o acesso elas pessoas que necessitassem de se refugiar nelas, as entradas eram desimpedidas de forma que o homicida tivesse toda oportunidade possível.
As cidades foram estabelecidas com o propósito especial de refugiar aqueles que acidentalmente cometiam homicídio, a fim de escaparem do vingador. Naquelas cidades o fugitiva era julgado pela corte civil dos hebreus que se reuniam à porta de cidade, o acusado justificava seu pedido de proteção, provando que não teve intenção de matar. Se a decisão fosse que ele era réu de homicídio culposo, sem ter premeditado matar, deveria permanecer na cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote, podendo então retornar à sua cidade.
Ao providenciar esses retiros, Deus demonstrou sua compassiva compreensão da fragilidade do homem, demonstrando que o inocente seja protegido e que a justiça é uma característica de sua personalidade. Por outro lado ao compararmos as cidades de refúgio com Jesus Cristo, precisamos fazer uma diferença: Cristo é mais que uma cidade de refúgio, Ele é um refúgio para os culpados que se abrigam nEle recebendo a redenção completa de seus pecados, tornando-os justificados (Rm 8.1). Cristo é a nossa morada espiritual, e como ele não morrerá jamais, habitaremos para sempre nEle.

ABRIGUEMO-NOS NELE
Nele estamos abrigados da fúria de satanás, vencemos as provações em feliz comunhão com Ele. Ele é o verdadeiro refúgio.
A história de Davi nos ensina algumas lições de esconderijo. Ele se escondeu de Saul durante 5 anos para não ser apanhado pelo seu exercito que estava sequioso por ele (Sl 59.3), porém ele sempre estava mudando de esconderijos. Vejamos alguns lugares onde ele se escondeu:
NO CAMPO – 1 Sm 20.24 Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a lua nova, assentou-se o rei para comer pão. O campo é um lugar inseguro pra se esconder. Muitos pretensos cristãos estão escondidos em seus próprios conceitos, próprias obras, sentimentos e realizações. Nossa segurança está em ficar totalmente em Jesus.
NA CAVERNA DE ADULÃO - 1 Sm 22.1 “Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. É o tipo de um esconderijo transitório – são como os que confiam nos credos religiosos e filosóficos, “cercam-se de mestres segundo suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.” Quantos à estes jesus advertiu em Mt 7. 22,23 - “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” É como que constroe sua casa sobre a areia (Mt6.26,27
NA ROCHA – 2 Sm 22.2,3 “Disse, pois: O SENHOR {é} o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.Deus {é} o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo, e a {Heb. o chifre} força de minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste.” Esconderijo seguro e permanente. São os que confiam em Jesus.
Não há outro esconderijo onde podemos nos abrigar. At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Você que está fora de Cristo, a tempestade está chegando, abriga-te nele. Ele é um lugar espaçoso, ainda há lugar! Há um hino na Harpa Cristã (nº 369) cuja letra fala desse esconderijo:

Sob as asas de Deus, descansado;
Inda que é noite confiando estou;
Sob suas asas me acho abrigado,
Fui redimido de Cristo eu sou.

Descansarei, descansarei,
Sob suas asas preciosas!
Descansarei, e não temerei.
Sob asas tão poderosas!

Sob suas asas refugio eu tenho,
Meu coração pode, então, descansar;
E se aflito, a Cristo eu venho,
Perfeito gozo vou nEle encontrar.

Sob suas asas, promessa preciosa!
Cristo me livra, me pode guardar;
Bem protegido, nas asas gloriosas.
Paz e alegria eu posso achar