sábado, 28 de março de 2009

A Despedida de Um Líder - Subsídios para a Lição Bíblica



A Despedida de um Líder – Uma reflexão

Quando chegamos ao final de mais um trimestre da EBD, finalizamos com o discurso de despedida do fiel líder, que testemunha sobre a fidelidade de Deus advertindo o povo para o perigo em abandona-lo. Quero aproveitar esta lição para fazer uma reflexão sobre despedida de um líder, ou como em nosso meio chamamos jubilação de pastores. Espero poder contribuir para um aprofundamento por parte dos pastores, bem como dos membros em geral.

I – COMO SE FORMA UM LÍDER
Liderança é uma vida inteira de lições que aprendemos , acumulamos e desenvolvemos seguindo padrões e modelos que Deus usa para fortalecer líderes para lideranças específicas. Durante toda nossa vida é desenvolvido um conjunto de dons incluindo: Habilidades naturais; dons espirituais e habilidades adquiridas.
Estes dons são desenvolvidos por meio de pessoas, eventos e circunstancias para moldar o líder, levando-o ao crescimento da vida interior e à maturidade sendo uma referencia para a formação de outros líderes (Hb 13. 7, 8). È necessário o líder entender que um dia tem que passar a liderança para outros a fim de que a obra de Deus continue em sua marcha até a volta de Jesus.
Ao estudarmos a vida de Josué podemos notar que ele passou por diversas etapas sempre ao lado de Moisés deixando para nós exemplos para serem seguidos. Ele recomendou aos seus seguidores para guardarem com diligencia o mandamento que Moisés, servo do Senhor, mandou.

II – CARACTERISTICAS DE UM LÍDER:
Fiel – Ex 17.9,10
Servidor – Ex 24.13; Nm 11.28
Amigo presente – Ex 33.11
Corajoso, confiante – Nm 14. 6-9
Escolhido por Deus – Nm 27.18-23; Dt 31.3
Cheio de sabedoria – Dt 34.9

III – A DESPEDIDA DE UM LÍDER
Não quero aqui me referir à despedidas constantes que líderes – obreiros fazem, transferindo-se para outros campos, congregações e sim na despedida final, o pôr do sol, celebração onde o fruto do ministério e do crescimento de uma vida inteira culmina em reconhecimento e influencia.
O salmista canta esta celebração no Sl 16.6 – “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” – demonstrando que o final do ministério deve ser de jubilação, onde o líder poderá repassar como testemunho da fidelidade de Deus aos seus chamados.
Infelizmente nem todos terminam bem. Alguns porque não foram fiéis como Josué, outros não souberam construir sobre o fundamento – veja 1 Co 3.10-15:
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo

Outros sofrem pela desorganização das instituições, que como humanas são imperfeitas e não se estruturam, na maioria delas para que seus líderes tenham uma despedida de júbilo e os próprios líderes não se preparam para este momento.
Sou pastor há vinte e cinco anos, filho de pastor pioneiro que dedicou mais de cinqüenta anos da vida ao ministério. Tenho presenciado algumas “jubilações” que a meu ver são “humilhações” desprovidas de qualquer celebração e muitos entram em depressão.
Conclamo aos meus colegas pastores, lideranças e igreja em geral para refletirmos sobre este assunto.

ALGUMAS SUGESTÕES PARA UMA BOA DESPEDIDA:

1 – Priorize sua família
Js 24.15 “...porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Muitos obreiros se preocupam demais com as coisas da igreja e esquece de cuidar de sua família, preparar os filhos dando-lhes estrutura espiritual e material. Quem tem a responsabilidade de edificar a igreja é o próprio Senhor Jesus, conforme mateus capítulo 16 versículo 18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Jesus é o próprio fundamento (1Co 3.11) e tem edificado a igreja usando homens que se colocam em suas mãos. Somos servos.
Quanto à nossa família a bíblia nos exorta a amar nossas esposas assim como Cristo amou a igreja – Ef 5.25 -28.

2 – Uma consciência pura
Cumprindo nossas responsabilidades com integridade para que não tenhamos nenhum tipo de rancor, ressentimentos, problemas mau resolvidos, promessas não cumpridas para não ter do que se envergonhar.
Veja alguns textos:
At 23.1 E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.
At 24 16 E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
2 Co 1.12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.

3 – Faça amigos
Devemos valorize as pessoas e cultivar forte relacionamento de amizade para que ao chegarmos ao fim encontremos amigos para os quais fomos bênçãos. Jesus nos deu lição desse relacionamento em João 15. 13 -15 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Jesus formou uma equipe de amigos que depois da sua ascensão puderam suportar juntos as perseguições por causa do evangelho.
Somos orientados na bíblia a sermos irmãos amigos, com uma só fé e uma única esperança. Que lamentável é vermos pastores se digladiando em disputas, discórdias e apatias vivendo totalmente isolado em seus guetos.
Veja a orientação de Pedro:
1 Pd 3.8 - Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, (Edição Revista e Atualizada no Brasil)