quarta-feira, 4 de março de 2009

Uma herança conquistada pela fé - Subsídios para lição bíblica

UMA HERANÇA CONQUISTADA PELA FÉ
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” (Hb 10. 23)

A ameaça atual do diabo contra a igreja vai além da torrente de imundície sendo lançada sobre a terra. Vai além do materialismo, dos vícios ou de intensas seduções. A nossa guerra é a guerra da fé. Quanto mais você dispõe o seu coração para buscar Jesus, mais tremendos se tornam os ataques de Satanás contra a sua fé. O apóstolo Judas nos adverte: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3). Sim a batalha toda gira em torno da fé.
Precisamos ter cuidado pra manter a fé viva, pois o inimigo procura por todas as maneiras destruir a nossa fé pra perdemos nossa herança: a salvação em Jesus. O apóstolo Pedro nos recomenda: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pd 5.8). Ainda somos advertidos pelo apóstolo Paulo que o distanciamento da fé e da confiança em Jesus é apostasia e um sinal da sua vinda: “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e {pela} nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque {não será assim} sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,” (2 Ts 2.1-3).

I – O RESULTADO DA FÉ
Josué e Calebe além de crerem na promessa do Senhor, ainda encorajaram Israel a entrar na terra de Canaã, dando-lhe um relatório de fé. Infelizmente há muitos que só sabem falar do negativo e do medo, fazendo com que seus ouvintes e admiradores enxerguem as circunstâncias mais difíceis do que realmente são desviando os olhos de Deus e focando nos problemas. Seja como Josué e Calebe! Vejamos os resultados de uma vida de fé:
1) Ousadia
“no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Ef 3.12)
Calebe que havia espiado Canaã com Josué há 45 anos antes, agora já com 85 anos, mantinha a mesma fé de conquista – Aleluia! Ele reivindica Hebron, uma terra fértil, mas solidamente fortificada colina ocupada pelos anaquins (gigantes). Ele sabia que ia conquistá-la e ainda motivou a Israel para triunfar sobre os cananeus. O tempo passou mas não mudou a fé do velho guerreiro. O salmista diz no salmo 92.14: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes,”. Zacarias 8:12 profetiza: “Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.” Precisamos de ousadia para:
· Pregar a palavra - Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus. (At 4.13); Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra (at 4.29)
· Para orar - E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (At 4.31)
· Para engrandecer a Cristo - segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. (Fp 1.20).

2) Acesso - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, (Hb 10:19)
Pela fé temos acesso a Deus e suas bênçãos. João 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
3) Confiança
– Hb 11.6 “Ora, sem fé {é} impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”